Semana de Teatro da UEA
Semana de Teatro da UEA

O Centro Acadêmico de Teatro realiza sua primeira edição da Semana de Teatro da UEA a partir desta quinta-feira, 18/10. A ideia é levantar o debate a respeito das produções teatrais acadêmicas e sua relação com a cidade de Manaus e sua diversidade artística.

Atuando de forma a integrar os acadêmicos e suas pesquisas na cena teatral local, o Centro Acadêmico atua na Universidade do Estado do Amazonas e tem como sua prioridade estabelecer uma conexão entre arte e comunidade, teatro e espectador, discentes e sociedade.

O evento, idealizado por Felipe Maya Jatobá, diretor teatral e aluno da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), nasceu da necessidade de debater de forma direta com o público e profissionais que desenvolvem suas produções de forma independente. Estão envolvidos alunos, ex-alunos e artistas que lutaram pelo direito de um curso universitário voltado para a linguagem teatral.

A programação começa nesta quinta, 18, com a mesa-redonda “Teatro Para a Infância – Perspectivas Poéticas”. A proposta da mesa-redonda é dialogar sobre as questões da linguagem teatral voltada para o público infantil e suas provocações estéticas em obras desenvolvidas por artistas de teatro.

São convidados para compor a mesa Tércio Silva, diretor da Um Teatro Produções; Ana Cláudia Motta, diretora da Associação ArtBrasil; Camila Duarte, integrante da Criatê Produções Artísticas e egressa do curso de Teatro; Selma Bustamante, diretora do Grupo Baião de Dois; e Juca Di Douza, diretor teatral e discente da UEA.

O evento começa às 17h30, no miniauditório do quarto andar da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA), no bairro Praça 14. Compõem ainda a programação o Grupo Jurubebas de Teatro, a Cacompanhia de Artes Cênicas e alunos do projeto de extensão “Teatro e Tecnologias”.

A Semana de Teatro busca se caracterizar como manifestação teatral no âmbito universitário junto de experimentações criativas, práticas e procedimentos de reflexão teórica bem como a produção de conhecimento em artes teatrais. A primeira edição busca ampliar o alcance de estudos e reflexões sobre a produção e o estudo de teatro dentro da universidade com apresentação de grupos de teatro locais que surgiram após a criação do curso de Bacharelado e Licenciatura.

Programação

18/10 (quinta)

17h30 – Mesa-Redonda “Teatro para a Infância – Perspectivas Poéticas”

Onde: Miniauditório, 4º Andar, Escola Superior de Artes e Turismo – Av. Leonardo Malcher, 1728, Praça 14 de Janeiro

19/10 (sexta)

18h – Espetáculo “Balões”, da Cacompanhia de Artes Cênicas
Onde: Teatro Américo Alvarez – Av. Ramos Ferreira, 124, Praça 14 de Janeiro

20/10 (sábado)

18h – Espetáculo “Feliz Aniversário”, do Projeto de Extensão Teatro e Tecnologias (UEA)
Onde: Teatro Américo Alvarez – Av. Ramos Ferreira, 124, Praça 14 de Janeiro

21/10 (domingo)

17h – Mostra de Performances do Grupo Jurubebas de Teatro: Performances “Eu Quero Ser o Rio”, “O Feixe” e “O Buraco”
Onde: Teatro Américo Alvarez – Av. Ramos Ferreira, 124, Praça 14 de Janeiro


Com informações de assessoria