Show inclusivo de Carlos Batata integra Boi Manaus 2018

Foto: Ingrid Anne/Manauscult Boi Manaus 2017

Visando a inclusão social e o incentivo a acessibilidade à cultura para toda a população, o cantor Carlos Batata, que integra o time de artistas da 21ª edição do Boi Manaus, levará à festa um show inclusivo, com tradução simultânea em Libras e a participação de pessoas com deficiência. O artista, que divide o trio elétrico com Cezar Pinheiro às 18h do sábado, 20/10, receberá em sua apresentação pessoas com deficiência que abrilhantarão ainda mais o primeiro dia da festa.

O Boi Manaus 2018 acontece nos dias 20 e 21/10, a partir das 16h, no Complexo Turístico da Ponta Negra, e integra a programação da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em comemoração ao aniversário de 349 anos da capital. A entrada é gratuita.

Segundo Carlos Batata, a realização desse trabalho inclusivo vem sendo executada há aproximadamente dois anos, e busca alcançar públicos como os deficientes auditivos, com a tradução simultânea das músicas em Libras, além de tornar acessível a todos a apreciação da cultura e musicalidade regional.

“A nossa intenção é poder democratizar a nossa apresentação, fazer um show acessível para todos. Queremos que todas as pessoas possam entender, apreciar a nossa cultura, a nossa musicalidade. Fazer com que algumas pessoas, que são exemplos de superação, participem desse momento. Essas pessoas, assim como nós, estão lutando por dias melhores”, afirmou Batata.

Entre os convidados do trio está a estudante com Síndrome de Down Stephanie dos Santos, que participará do show na companhia do seu pai, o presidente da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), Omar dos Santos.

“Ficamos muito felizes com o convite, até porque essa questão de inclusão é ainda muito delicada e precisamos de pessoas assim, que enxerguem que os que portam a deficiência de Down são capazes de fazer tudo, que são pessoas normais. Abraçamos essa causa, que busca mostrar que, através de oportunidades, essas pessoas podem mostrar do que são capazes”, pontuou Omar, que celebrará na mesma data do show o oitavo aniversario da fundação.

Além do show inclusivo, a estrutura do Boi Manaus também está preparada para receber pessoas com deficiência nos dois dias de evento. Um camarote exclusivo para PcDs estará montado no calçadão da Ponta Negra, em frente ao anfiteatro, para que os espectadores acompanhem a passagem dos trios elétricos com as atrações.

Aniversário de Manaus

Em comemoração ao 349º aniversário da cidade, a programação contará com quatro dias de festa, que começam com o “Esquenta”, na quinta e sexta-feira, 18 e 19/10, a partir das 19h, com a apresentação dos artistas que concorrem às três vagas na programação do Boi Manaus 2018. O palco do Anfiteatro da Ponta Negra irá receber a disputa, que será avaliada por um corpo de jurados.

Já nos dias 20 e 21, a partir das 16h, será a vez dos mais de 30 artistas do Boi Manaus se revezarem nos trios elétricos, em torno do Calçadão da Ponta Negra, contando também com a participação de itens dos bumbás, como Marujada, Batucada, torcidas e grupos de dança dos bois Caprichoso e Garantido. A programação completa do Boi Manaus está disponível aqui no site.


Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus

Deixe uma resposta

X