Lary Go & Strela
Lary Go & Strela - Foto: Divulgação

A dupla de rap amazonense Lary Go & Strela lança o primeiro videoclipe da carreira, com a música “Liberdade de Expressão”, na próxima quarta-feira, 14/11, véspera de feriado. A festa de lançamento acontece em formato de baile de rap, com a inclusão de elementos da cultura hip hop, como DJ, MCs e grafitti ao vivo. O evento acontece a partir das 21h, no Boteco Itaúba, Centro da cidade.

As irmãs Ana Larissa e Lauriane, sob o nome Lary Go & Strela, atuam desde 2015 e já são referência no cenário hip hop da cidade de Manaus. O empoderamento feminino é o ponto forte da temática das músicas da dupla, em versos e batidas poderosos que expressam o cotidiano e a realidade da jovem mulher manauara. A dupla já é presença constante em eventos culturais, festivais, bailes de rap e mostras de músicas.

A produção do videoclipe surgiu a partir do convite da estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Samara Souza, que assina a direção, motivada por um trabalho da faculdade em que o videoclipe de um artista local era o produto final.

A partir daí, Samara reuniu várias outras mulheres profissionais na produção, como assistente de direção, roteiro, montagem e edição, assistente de câmera, maquiagem e figurino, dentre outras funções. A ideia era retratar mulheres do cotidiano da dupla e elementos da cultura hip hop, também representados por artistas mulheres. A realização da produção é da Tuo Filmes e Piracaia Produções.

O evento marca o lançamento do videoclipe  com exibição exclusiva do mesmo para os presentes no local, mas a produção também terá lançamento no YouTube, no canal da dupla. Ainda segundo os organizadores, a faixa ‘Liberdade de expressão’ deve estar em breve disponíveis nas plataformas digitais de streaming, como Spotify, iTunes e Dezeer.

A festa de lançamento marca também uma série de bailes que as artistas deverão produzir em 2019. Os convidados deste primeiro são DJ Pammy, DJ Rani, os grupos A Gruta Crew, Usuários MCs e Vs. Crew. A programação ainda conta com batalha de tags, grafitti ao vivo e microfone aberto exclusivamente para mulheres MCs que estiverem no evento e quiserem mostrar um pouco seu improviso em cima de batidas.

Planos para 2019

2019 vai ser um ano importante na carreira das artistas Lary Go & Strela. A dupla tem algumas de suas músicas já produzidas de maneira independente, mas, entrando num novo momento da carreira, elas devem produzir e gravar seu primeiro registro oficial, o EP “Lary Go & Strela”, com seis faixas, todas compostas pela dupla.

O projeto, que foi contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2018, da Prefeitura de Manaus, contará com a colaboração da cantora e produtora cultural amazonense Elisa Maia, que assina a direção artística e produção executiva do trabalho. O EP terá como foco principal retratar em música a presença e trajetória das irmãs Larissa e Lauriane, antes mesmo da formação da dupla, na cultura hip hop, seja grafitando ou nas batalhas de MCs, que sempre significou resistência num espaço majoritariamente masculino.

A dupla, que canta os elementos da cultura hip hop em suas músicas, também destaca na sua lírica a força e autonomia da mulher que em sua ‘quebrada’ (a periferia) se posiciona pelo direito à liberdade. A gravação e lançamento do EP marcará o início de um fase mais profissional, capaz de potencializar seu trabalho no Amazonas e em outros cenários pelo Brasil.

Serviço

O quê: Lançamento do videoclipe “Liberdade de Expressão”, de Lary Go & Strela
Quando: 14/11 (quarta-feira), às 20h
Onde: Boteco Itaúba – Rua Ferreira Pena, 92, Centro
Quanto: R$ 10
Atrações: Shows de Lary Go & Strela, A Gruta Crew, Vs. Crew, Usuários MCs, DJ Pammy e DJ Rani;
Batalha de Tag;
Open Mic das Minas;
Grafitti ao vivo com BULK, MARIETA, LIZ, ZIBT, ALVO, MÁFIA, FIXO, BATOS, GNOS, ROSIE, ERÊ

Ficha técnica do videoclipe

Realização: Tuo Filmes e Piracaia Produções
Direção: Samara Souza
Assistente de direção: Islla Pessoa
Edição: Maria Luiza Dacio
Montagem e finalização: Maria Luiza Dacio
Roteiro: Samara Souza e Maria Luiza Dacio
Direção de fotografia: Samara Souza
Assistente de câmera: Lívian Rebeca
Maquiagem e figurino: Cecília Ferreira
Produção: Islla Pessoa, Maria Luiza Dacio, Lívian Rebeca


Equipe Viva Manaus (com informações de assessoria)