Seminário da Cultura Popular 2017 - Foto_ David Batista_Manauscult
Seminário da Cultura Popular 2017 - Foto_ David Batista_Manauscult

O Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com apoio da Prefeitura de Manaus, realizará, neste sábado, 1/12, a partir das 19h, a 2ª edição do Seminário da Cultura Popular, que, nesta edição, traz o tema “Um novo caminho, um novo momento”. O evento acontecerá na Casa de Eventos Mansão Timbiras, localizado na avenida Timbiras, Cidade Nova, zona Norte.

O presidente do Concultura, Márcio Souza, destacou que o encontro visa apresentar aos agentes da cultura popular o novo momento vivenciado, que envolve desde políticas públicas, jurídicas e sociais mais claras e comprometidas a despertar no outro o interesse em conhecer e participar deste novo momento.

“Estamos promovendo uma série de projetos e política especial para a cultura popular e queremos resgatar o senso crítico do folclore popular. É importante preservar as datas oficiais para que então possamos preservar a história e o significado real daquele momento, daquela comemoração, ainda que sejam comemorações com calendários móveis. Esse resgate vale tanto para o Carnaval quanto para as demais datas comemorativas em que o folclore e a cultura popular estão envolvidos”, disse Márcio.

O vice-presidente do Concultura, Celdo Braga, realizará a abertura do seminário, que contará com palestra sobre a Lei de Incentivo à Cultura, com o representante jurídico do Concultura, Eduardo Guimarães. Em seguida, a gestora de eventos Lídia Lúcia Sousa ministrará a palestra “Cultura Popular: um novo caminho, um novo momento” e, encerrando o ciclo de palestras, a gerente de convênios da Manauscult, Jaqueline Figueiredo, ministrará a palestra “Marcos legais do apoio à cultura popular”.

O seminário contará, também, com a presença do conselheiro de cultura da cadeira de Cultura Popular, Dudson Carvalho, que apoia a instrução e esclarecimento sobre as novas políticas públicas adotadas para a cultura popular.

“Esse seminário é para que a gente possa esclarecer esse novo momento de novas leis públicas, de monitoramento da verba pública, de conversarmos com algumas pessoas que ainda não estão habituadas e prepará-los para estarem informadas e vivenciarem isso de forma positiva”, ressaltou Carvalho.

Dia do Samba

Após o encerramento do seminário, o Grupo de Acesso Oficial (GAO) realizará, com o apoio da Prefeitura de Manaus, a Virada do Samba. O evento iniciará às 21h30 e contará com shows de samba de raiz e apresentação de escolas de samba de Manaus. O evento será realizado em alusão ao Dia do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro.

Na programação, estarão atrações de grandes nomes do samba amazonense, como Dudu Brasil, Edu do Banjo e Nelly Miranda. As escolas de samba de Manaus Beija-Flor do Norte, Unidos da Cidade Nova, Vila da Barra e Primos da Ilha também estarão se apresentando na noite do evento.


Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus