Praia da Ponta Negra - Foto: Ingrid Anne/Manauscult

Um mapeamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (AbStartups) destacou Manaus como uma cidade promissora para quem procura abrir empreendimento por meio de startups. O levantamento pontuou 15 cidades que estão fora do eixo Sul-Sudeste. Além de Manaus, Belém e Rio Branco foram destaques da região Norte.

A análise foi feita por Marcos Medeiros, gerente de comunidades da ABStartups e responsável pelo mapeamento. O resultado foi compartilhado no site da Revista Exame no último dia 27.

De acordo com o mapeamento, Manaus conta com 44 startups em setores como Eventos, Turismo, TIC e Telecom. A matéria da Exame destaca ainda eventos realizados em Manaus, como Conferência Amazônia de Empreendedorismo e Inovação, o DemoDay Amazonas, o Meetup Jaraqui Valley, o Startup Weekend e o VH Summit, além de alguns espaços de coworking conhecidos, como o Cardume, o Impact Hub e o Samsung Ocean Manaus.

No TOP 15 do mapeamento, ganham destaques ainda em Manaus universidades como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Centro Universitário do Norte (Uninorte) como formadores de talentos, além dos institutos para pesquisas aplicadas, como o Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico (CDTECH), o Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), a Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas, a Incubadoras de Empresas do IFAM e o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).

Confira matéria na integra aqui.


Mônica Figueiredo
Equipe Viva Manaus