Mostra de Música encerra Até o Tucupi neste sábado

Foto: Divulgação/Orquestra Puxirum

O Festival Até o Tucupi de Artes Integradas encerra sua 13ª edição neste sábado, 15/12, com a Mostra de Música, que vai ocupar a Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no coração do Centro histórico da cidade de Manaus. A programação é gratuita e acontece das 14h às 22h, com apresentação de DJs, shows de artistas e bandas locais e ações de testagem rápida de HIV/Aids.

O Festival Até o Tucupi é realizado pelo Coletivo Difusão,  e tem o apoio da Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O projeto integra ainda a Semana de Juventude Manaus 2018.

A partir das 14h, a Praça Heliodoro Balbi já estará ocupada com o set do DJ Fino e equipe de voluntários do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, chamando a população que passa pela local para a ação de testagem rápida de HIV/Aids. Já de 17h às 22h, artistas solo, bandas e grupos apresentam seus shows, divididos em dois sistemas de som nos dois coretos da Praça.

A Mostra de Música, que tradicionalmente seleciona trabalhos através de inscrição online, este ano recebeu cerca de 60 propostas. Destas, sete foram escolhidas e outras três foram convidados pela organização do Festival para compor a Mostra. A escalação vai proporcionar ao público uma diversidade de estilos musicais, que vão do rap, passam pela fusão de reggae-boi-bumbá, chegam ao crossover/trash, ao soul/pop, e encerram com experimentações e ritmos regionais. Os artistas responsáveis por comandar esses sons serão Catarina, Lucas Passos, Kely Guimarães, Rolamento Atômico, Elisa Maia & Karen Francis, Marcelo Ipanema & O Izunomê, Caboclo Sound, Casa de Caba, Lary Go & Strela e Orquestra Puxirum.

Seguindo a linha do que o Festival Até o Tucupi e todos os projetos realizados pelo Coletivo Difusão prioriza, a presença das mulheres é notável e metade dos trabalhos selecionados são assinados por elas, como as artistas Kely Guimarães, a rapper Catarina, Elisa Maia, Karen Francis e a dupla de rap Lary Go & Strela, ou têm elas como parte de bandas, como Casa de Caba e Orquestra Puxirum.

A Mostra de Música contará com a apresentação da jornalista, Youtuber e DJ estreante Mariah Brandt e do rapper, compositor e cantor Ian Lecter, do grupo Arkaica. Os dois devem conduzir o público num movimento pela Praça para acompanhar todas as atividades.

O Festival Até o Tucupi de Artes Integradas 2018 aconteceu em Manaus entre os dias 12 e 15/12, com o tema “Viva Melhor Sabendo Jovem”, engrossando as mobilizações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, promovendo ações e espaços de diálogo e reflexões sobre a prevenção combinada do HIV/Aids.

Serviço

O quê: Encerramento do Festival Até o Tucupi 2018 + Mostra de Música
Quando: 15/12 (sábado), das 14h às 22h
Onde: Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia) – Centro
Quanto: Gratuito

Programação

14h às 20h – Teste rápido de HIV (Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem)

17h às 22h – Mostra de Música

17h – Catarina
17h30 – Lucas Passos
18h – Kely Guimarães
18h30 – Rolamento Atômico
19h – Elisa Maia & Karen Francis
19h30 – Marcelo Ipanema & O Izunomê
20h – Caboclo Sound
20h30 – Casa de Caba
21h – Lary Go & Strela
21h30 – Orquestra Puxirum


Equipe Viva Manaus (com informações de assessoria)

X