Réveillon de Manaus gera mais de 90 toneladas de resíduos

Foto: Nathalie Brasil/Semcom 01.01.2019 Limpeza após Réveillon na Ponta Negra. Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

As três festas oficiais de Réveillon da Prefeitura de Manaus geraram um total de 90,5 toneladas de resíduos (90.529 kg). Desse montante, 90 toneladas foram recolhidas pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e transportadas ao Aterro Municipal e mais 529 kg foram recolhidos pelos catadores de resíduos recicláveis.

“Os catadores deixaram de ser invisíveis na nossa gestão e hoje trabalham junto com as nossas equipes de limpeza, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. É um trabalho que gera emprego e renda e, mais que isso, que colabora com o meio ambiente”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O mutirão de limpeza, iniciado e finalizado pela Prefeitura de Manaus no primeiro dia deste ano, retirou do Amarelinho (Educandos, zona Sul) 24 toneladas de lixo, mesmo volume gerado pela festa no Viver Melhor 4 (zona Norte). Já no Complexo Turístico Ponta Negra, local de maior concentração popular na virada do ano, foram recolhidas 44 toneladas de resíduos. A festa no Shopping Phelippe Daou, no Jorge Teixeira, gerou outras 22 toneladas de lixo.

Para essa atividade, aproximadamente 200 trabalhadores se dividiram no primeiro mutirão de limpeza do ano, que contou com o apoio de botes, balsa de coleta, retroescavadeira hidráulica e remoção mecanizada dos resíduos.

Coleta seletiva

Durante as festas, vinte e sete catadores dos grupos Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa), Recicla Manaus e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopcamare) prestaram serviço de coleta seletiva nos três locais oficiais de festa do município.

Os principais materiais recolhidos foram latinhas de alumínio, papel, papelão e plásticos. O material mais recuperado pelos grupos foi a latinha, com 264 kg coletados, representando 49,9% do volume recolhido pelos catadores.


Com informações via Semulsp

X