Espetáculo

Nesta sexta-feira, 1/2, às 20h, a Companhia de Artes Cênicas Ateliê 23 estreia o projeto “Ocupação 23”, com a apresentação do espetáculo “da Silva”, na sede do Ateliê, localizada na rua Tapajós, 166, Centro. A encenação integra a programação do projeto contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2017, lançado pela Prefeitura de Manaus.

A obra de dança-teatro, que faz referência à família brasileira, dá destaque para a figura “mulher-mãe”, que se sobressai nas histórias compartilhadas pelos integrantes da montagem do espetáculo. A encenação abre a temporada de espetáculos gratuitos do projeto, que serão realizados sempre às sextas-feiras, às 20h, no Ateliê 23, com previsão de duração até maio deste ano.

O ator e diretor da companhia, Taciano Soares, ressaltou a importância da realização deste projeto, que integra arte, ocupação e artistas em um só espaço e que realizará, ainda, oficinas e exposições abertas ao público.

“Esse projeto é bem bacana porque acreditamos ser um instrumento de incentivo muito importante. O ateliê,além de ser o espaço de sede da companhia, acaba se transformando também num espaço de integração de outras artes, de outros artistas. Fomentar a ocupação com a ideia de artes e de artistas integrados dará à população acesso a uma programação mais diversa e muito mais rica”, pontuou Soares.

Espetáculos

A encenação de “da Silva” será realizada nos dias 1/2 e 8/2, às 20h. Já no dia 15/2, será a vez de “Descartável”, que traz em seu espetáculo o questionamento: até que ponto nós cometemos o auto-abandono em prol de um sentimento, carência ou apego?

O espetáculo “Relicário” encerrará as apresentações do mês de fevereiro, no dia 22/2. A peça proporcionará ao espectador a experiência de entrar no universo cênico com os artistas de olhos vendados, potencializando outros sentidos e convidando-os a explorar outras possibilidades de diálogo.

Oficinas e exposição

O projeto “Ocupação 23” também realizará oficinas gratuitas de Fotografia e Ilustração. Todas as vagas já foram preenchidas. A fotógrafa Larissa Martins será a instrutora da Oficina de Fotografia, que acontecerá aos sábados (2, 9, 16 e 23/2), das 14h às 17h, com carga horária de 12h.

Já Eric Lima será o instrutor da Oficina de Ilustração, que acontecerá às segundas-feiras (4, 11, 18 e 25/2), das 18h às 21h, com carga horária de 12h.

Nos dias e horário das atividades da “Ocupação 23”, também estará em cartaz à exposição “Composição e registro da cena artística de Manaus”. A mostra, que ficará por dois meses na sede do Ateliê 23, registra de forma coletiva profissionais da fotografia e suas obras sobre a cena teatral de Manaus, nos últimos cinco anos (período de existência do Ateliê 23).

A exposição abre espaço para divulgar o trabalho de fotógrafos da cidade e convida as pessoas a apreciarem a diversidade na área das artes cênicas local.

Programação – Projeto “Ocupação 23”

Fevereiro/2019

Espetáculos (sempre às sextas-feiras, às 20h)
“da Silva” – 1 e 8/2 – Classificação: 16 anos
“Descartável” – 15/2 – Classificação: 16 anos
“Relicário” – 22/2 – Classificação: 14 anos

Oficina de Fotografia
Instrutora: Larissa Martins
Carga horária: 12h (aulas aos sábados – 2, 9, 16 e 23), de 14h às 17h

Oficina de Ilustração
Instrutor: Eric Lima
Carga horária: 12h (aulas às segundas – 4, 11, 18, 25), de 18h às 21h


Com informações de assessoria