Monitores do Museu da Cidade de Manaus passam por capacitação

Foto: Leonardo Leão/Manauscult Treinamento com monitores do Museu da Cidade de Manaus - Foto: Leonardo Leão/Manauscult

Monitores e colaboradores do Museu da Cidade de Manaus receberam, nos dias 13 e 14/3, a primeira etapa do treinamento para a elaboração do plano museológico do museu. A capacitação aconteceu no Les Artistes Café Teatro, situado no Centro Histórico da capital, e foi ministrada pelas integrantes da equipe da Magnestoscópio, a museóloga Ana Maria Leitão e a produtora Lorena Oliveira.

Ana Maria Leitão, que já atuou como diretora de vários museus na cidade de São Paulo, foi convidada pela empresa responsável pela criação e execução do projeto museográfico do Museu da Cidade de Manaus, a Magnetoscópio, para atuar na confecção do plano museológico do espaço em Manaus. A museóloga ressaltou a importância da troca de informações com quem atua no funcionamento do museu para a construção do plano.

“De todos esses anos que trabalhei com a museologia, os museus de cidade são os que mais me fascinam. Pra mim, está sendo uma oportunidade enorme poder dividir meu conhecimento com o pessoal que já atua no museu. Criar o plano museológico é um trabalho conjunto”, disse Ana.

Durante os dois dias de treinamento, Ana Maria explicou para as equipes que já atuam no museu o que é plano museológico e, ainda, abordou conteúdo histórico sobre museus por onde já atuou em sua carreira. Na segunda etapa da oficina, uma dinâmica trouxe questões sobre a gestão do museu, que para muitos que atuam no funcionamento do local podem parecer óbvias, mas que, na prática, acontecem surpresas.

“O plano é algo que você tem que fazer junto com quem atua no lugar, pensando junto. A dinâmica desse trabalho que a gente está fazendo é uma provocação para eles pensarem no museu. É bom para o estágio que eles estão fazendo, para que seja uma experiência enriquecedora para eles e pra mim como profissional da área. Eu tenho que sentir o que o museu causa nas pessoas através deles”, afirmou Ana Maria.

O treinamento também contou com a presença da produtora e coordenadora de produções da Magnetoscópio, Lorena Oliveira, que ressaltou a importância da elaboração do plano museológico, que funciona como guia de funcionamento do museu e da realização da dinâmica com quem atua no local.

“Esse é um documento super importante para o museu. Ele guiará futuros profissionais que, durante a vida do museu, vão passar pela equipe, contendo nele, por exemplo, qual o objetivo do museu, como que ele funciona, quais são as salas, o que pode e não pode, o que as pessoas precisam prestar a atenção, como a gestão precisa tratar o museu, como que o museu precisa abraçar a população, etc. Tudo isso e mais um milhão de coisas”, explicou Lorena.

Treinamento e elaboração de planejamento Museu da Cidade de Manaus

O treinamento é uma das obrigações da Magnetoscópio, que implantou a exposição permanente “A Cidade de Manaus: história, gente e cultura”, carro-chefe do museu, conforme previsto no edital nº 005/2016, lançado em 4 de outubro de 2016, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O Museu da Cidade de Manaus está localizado no Paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado, no Centro Histórico de Manaus, em frente à Praça Dom Pedro II. A visitação é aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 17h (com última entrada às 16h20), com entrada gratuita.


Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus

X