Visita de crianças do GACC-AM ao Museu da Cidade de Manaus - Foto: Marinho Ramos / Semcom
Visita de crianças do GACC-AM ao Museu da Cidade de Manaus - Foto: Marinho Ramos / Semcom

Uma tarde especial: assim pode ser definida a visita de um grupo de 15 crianças, com idades entre 3 a 12 anos de idade, atendidas pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM), ao Museu da Cidade de Manaus, Centro, por meio do projeto “Uma Tarde no Museu”, nesta sexta-feira, 15/3, à tarde.

O projeto dá oportunidade a pessoas de todas as idades, atendidas por organizações sociais ou em situação de vulnerabilidade social, a visitarem o Museu da Cidade de Manaus. De acordo com a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, a visita procura oferecer momentos de lazer, cultura e inclusão de crianças, jovens e adultos de forma a apreciar a cultura da cidade.

“Meu coração está muito feliz, cada passo que eles dão é muito bom para gente, por que é uma vitória vê-los bem de saúde, felizes. Dá uma esperança né?”, declarou Elizabeth Xavier, 36, mãe do paciente João Pedro, que está em tratamento de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) há dois anos e meio.

Conforme a assistente social do GACC-AM, Simy Essucy, as crianças vêm de uma rotina muito difícil que envolve o tratamento de câncer e, normalmente, só saem da instituição para ir ao hospital. “Essas crianças são abrigadas na Casa de Apoio e vêm do interior do Amazonas. Eles estão conhecendo mais a história da nossa cidade e de nossos antepassados. Todas as áreas que eles passam é um momento de felicidade. É de fundamental importância parcerias desse tipo, pois atividades como essa proporcionam lazer, descontração e tiram o foco da questão do tratamento. A instituição só tem a agradecer ao Fundo Manaus Solidária”, enfatizou.

“Eu voltei às minhas raízes. Vim pra Manaus há cinco anos para acompanhar o tratamento do meu filho e quando cheguei aqui, vi muita coisa que relembrou meu tempo de criança, em que vivia em uma aldeia no interior de São Gabriel da Cachoeira”, contou, emocionada, Elisabeth Xavier, que não escondeu a satisfação em ver o filho com um aspecto melhor, proporcionado pelo passeio, além de destacar a oportunidade de conhecer o Museu da Cidade de Manaus.

Manaus.15.03.18.crianças do GCC visita moseu da CidadeManaus.15.03.18.crianças do GCC visita moseu da CidadeManaus.15.03.18.crianças do GCC visita moseu da CidadeManaus.15.03.18.crianças do GCC visita moseu da Cidade

Apoio

O GACC-AM tem por objetivo prestar serviço assistencial e social a crianças e adolescentes com câncer, promover e desenvolver ações que visem propiciar melhores condições para a viabilização da cura destas crianças e adolescentes, bem como para o bem-estar físico e psicossocial delas e de suas respectivas famílias.

O Museu da Cidade de Manaus está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com última visita se iniciando às 16h20, e está localizado em frente à Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Manaus.


daCom informações de assessoria (via Fundo Manaus Solidária)