Unindo voz e violão a ritmos regionais variados, o cantor e compositor amazonense Antônio Pereira fará duas apresentações musicais, nos dias 18 e 25/4, no Anfiteatro do Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10, zona Centro-Sul. A entrada é gratuita e a iniciativa foi pensada em contrapartida ao projeto “Discografia de Antônio Pereira”, contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais de 2017, da Prefeitura de Manaus.

Nos dois dias de apresentação, que começará sempre a partir das 20h, o espaço também contará com o pré-show dos artistas convidados Max Léda e Ita Melo, e em seguida, Pereira trará em seu repertório algumas canções selecionadas de seus cinco CDs gravados: “O Lago das 7 Ilhas”, “Estrada de Barro”“Lendas”, “Afluentes” e “Luz de Lamparina”.

Ainda no dia 18, haverá o lançamento do box físico com os cinco CDs de Pereira, com a discografia completa organizada desde a década de 1990 até 2013, somando todas as 52 faixas lançadas ao longo da carreira do artista. Além disso, será disponibilizada gratuitamente a pré-venda da música “Pássaro, Canto e Cativeiro”, no iTunes. Já no dia 25, a música será distribuída em diversas plataformas digitais.

“Meu estilo musical é variado; tenho minhas próprias músicas, mas também gravo canções de outros compositores. Digamos que sou um regionalista universal. Temos grandes compositores e artistas daqui, que se comprometem com a música amazonense. Estou bem feliz em ver as músicas que produzi nesses quase trinta anos de carreira, pois a gente sabe das dificuldades, e eu lutei com as armas que tive, mas foi muito bom ver esse resultado”, destacou Pereira.

Carreira

Em 1981, Antônio começou a cantar em casas noturnas, reunindo um público fiel ao interpretar Zé Ramalho, Elomar, Milton Nascimento e outros. Depois de quatro anos de estrada, começou a se juntar com outros músicos em shows maiores. Já em 1985, teve participação no CD do projeto “Nossa Gente”, com a música de sua autoria “Mi Canto”. Também foi vencedor do V Festival Universitário de Música (FUM/86), com sua música “Pássaro, Canto e Cativeiro”. Durante sua carreira, realizou shows no Pará, Bahia, Roraima, Fortaleza e outros. Em 1991, venceu o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), com a música “Gaia”, do autor Renato Linhares. Em 1992, representou o Amazonas no Festival de Cultura da UNE (União Nacional dos Estudantes), realizado na cidade de Ouro Preto (MG), onde cantou para 20 mil pessoas.

Serviço

O quê: Show acústico de Antônio Pereira
Quando: 18 e 25/4, sempre a partir das 20h
Onde: Anfiteatro do Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez – Avenida Perimetral, 22, Parque Dez de Novembro
Quanto: Gratuito


Thais Waughan
Equipe Viva Manaus