Kely Guimarães lança seu novo EP, “Virtual”

Foto: Arquivo/Manauscult Kely Guimarães

Lançado esta semana, o EP “Virtual” é o terceiro trabalho solo da cantora, compositora e multi-instrumentista amazonense Kely Guimarães. Em quatro faixas – ‘Arco-íris’, ‘Carência’, ‘A música’ e ‘Bossa em fim’ -, todas compostas pela cantora, Kely apresenta o resultado de experimentações em aplicativos de música que estimularam uma mudança na forma de compor e criar arranjos da artista.

Depois de participar em dezembro de 2018 da Semana Internacional da Música de São Paulo, a SIM São Paulo, Kely conheceu diferentes formas de trabalhar com a música, além de uma intensa e rica troca de experiências com profissionais da música e setores relacionados. Estimulada por essa vivência, resolveu então usar o que era apenas ferramenta de elaboração inicial de arranjos, criando as bases principais para as faixas ‘Arco-íris’ e ‘Carência’ praticamente todas no aplicativo Garage Band, da Apple. As outras duas faixas, ‘A música’ e ‘Bossa em fim’, tiveram seus arranjos elaborados pelo compositor e produtor de trilhas sonoras para games Cesar Lima. Ambos estudaram juntos no curso de música da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A ideia do EP “Virtual” vem ao encontro de uma necessidade prática e financeira, tornando a experiência de produção do trabalho sustentável possível. “As pessoas usam o celular pra quase tudo nos dias de hoje; na música não é diferente, o modo de fazer e ouvir música também mudou”, pontua Kely. O EP foi lançado virtualmente no dia 12 de abril nas principais plataformas digitais pela distribuidora TRATORE e monta uma sonoridade bem diferente do que a artista apresentou ao longo de sua carreira, com os álbuns já lançados Essência (2013) e Crescente (2016): “É uma experiência divertida cujo resultado eu quis compartilhar com as pessoas”. O projeto gráfico do EP foi elaborado por Daiane Nobre.

Sobre o processo criativo do EP, a artista, que também é pesquisadora, está escrevendo um artigo científico que será publicado em breve. Além disso, em sua pesquisa de mestrado, Kely está estudando a respeito do trabalho e atuação de artistas compositoras em Manaus (AM) a partir do ano 2000.

Ouça o EP “Virtual” no Spotify:


Com informações de assessoria

X