A Hore E A Vez De Augusto Matraga
A Hore E A Vez De Augusto Matraga

No dia 23 de abril, se comemora o Dia Mundial do Livro, e, celebrando a data, o Cine Vídeo Tarumã fará parte da programação especial da Semana do Livro em Manaus, realizada pela Prefeitura de Manaus, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e outras instituições de ensino superior da cidade. Este ano, a Semana do Livro celebra a vida e obra do mineiro João Guimarães Rosa, e, como parte das atividades, o Cine Vídeo Tarumã irá exibir os filmes “A Hora e Vez de Augusto Matraga” (1965) e “Meus Dois Amores” (2015), ambos baseados em contos e romances do escritor.

Por conta do evento, o Cine Vídeo terá apenas duas sessões esta semana, na segunda, 22, e na sexta-feira, 26/4, ambas no horário especial de 14h. Após as exibições, também haverá uma roda de conversa sobre os filmes com os professores da Faculdade de Letras (Flet/Ufam), Fernando Scheibe e Carlos Guedelha. As sessões são gratuitas e acontecem no Auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, no setor norte da Ufam.

“A Hora e Vez de Augusto Matraga” inicia essa semana especial, na segunda-feira, 22. Dirigido por Roberto Santos, o filme tem música de Geraldo Vandré e elenco formado por nomes como Leonardo Villar e Joffre Soares. Considerado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes nacionais, o longa conta a história do violento fazendeiro Augusto Matraga, que, em uma emboscada, é dado como morto, mas sobrevive e passa a buscar um novo sentido a sua vida, voltado à religiosidade. O filme é baseado no conto de mesmo nome, que integra a coletânea “Sagarana”, de Guimarães Rosa. Após a exibição do filme, a roda de conversa será conduzida pelo professor Fernando Scheibe.

Já na sexta-feira, 26, será exibido “Meus Dois Amores”, de Luiz Henrique Rios. O filme tem no elenco Caio Blat, Maria Flor, Lima Duarte e Alexandre Borges, e conta a história de Manuel (Blat), um vaqueiro que é invejado por sua mula Beija-Fulô. Um matador (Borges) aparece e tem interesse em comprar a mula, mas Manuel termina vendendo outra mula no lugar de Beija-Fulô e, quando o matador percebe que foi enganado, decide se vingar. Manuel, para se defender, contrata a ajuda de um feiticeiro. O filme é baseado no conto “Corpo Fechado”, também de “Sagarana”, de Guimarães Rosa. Após o filme, a roda de conversa será realizada com o professor Carlos Guedelha.

A programação completa com todas as atividades da Semana do Livro 2019 você encontra aqui no site. Todas as atividades são gratuitas.


Equipe Viva Manaus (com informações de assessoria)