Planetário Móvel Digital do Sesc AM
Planetário Móvel Digital do Sesc AM

Com uma programação gratuita e diversificada, que compreende palestras, oficinas, sessões planetárias e observação do céu, a Sala de Ciências do Sesc AM promoverá a II Semana de Astronomia Indígena, nos dias 25 e 26 de abril. O evento é uma parceria do Sesc com o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e será realizado no salão Zezinho Corrêa, que fica localizado na unidade Sesc Balneário, na Av. Constantinopla, 288, Alvorada.

Nesta segunda edição, o evento contará com a presença de Nélio Sasaki, professor titular e coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Com longo currículo dedicado à área de Astronomia, Sasaki realizará a palestra de abertura no dia 25, às 14h. Após a apresentação de Sasaki, o professor Walter Esteves, do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia no Amazonas, ministrará a palestra “Constelação dos Índios no Brasil”.

Após as preleções, no Planetário Móvel Digital do Sesc AM, será oferecida observação do céu a partir do olhar indígena, em projeção 360° e oficinas relacionadas à astronomia. Ainda no dia 25, a partir das 18h, o clube de Astronomia da Ufam estará conduzindo o momento de contemplação do céu com telescópio.

No dia 26, o evento iniciará às 8h30, com a palestra dos alunos do Projeto Cosmos da Ufam, com os temas “Como sabemos o que sabemos sobre astronomia” e “Observações do céu com o uso de tecnologia”. Em seguida, haverá oficina de construção e lançamento de foguetes feitos com garrafa PET e oficina de Gravidade Visualizada. Às 14h, a acadêmica de Biologia da UEA e divulgadora científica Yara Laiz profere palestra com o tema “Como viver em Marte”. A partir das 15h, haverá o circuito de oficinas e sessões, no Planetário Digital do Sesc, com uma viagem ao Sistema Solar.

A II Semana de Astronomia Indígena visa valorizar a cultura indígena regional, compreendendo que a observação do céu sempre esteve na base de conhecimento das sociedades. Os indígenas são profundos conhecedores do seu ambiente, plantas, animais e observam a influência da astronomia no seu dia a dia.

As inscrições para a II Semana de Astronomia Indígena estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas enviando o nome completo, CPF e escolaridade para o email [email protected]. Grupos escolares também poderão se inscrever e a escola receberá o certificado de participação.

Serviço

O quê: II Semana de Astronomia Indígena
Quando: 25/4 (quinta), das 13h às 19h, e 26/4 (sexta), das 8h30 às 17h
Onde: Salão de Eventos Zezinho Corrêa – Av. Constantinopla, 288, Alvorada
Quanto: Gratuito
Informações: (92) 2121-5397, 2121-5375 e 98415-7818 ou no site


Com informações de assessoria