Espetáculo 'Estrangeiro'
Espetáculo 'Estrangeiro'

Na próxima quinta-feira, 25/4, às 19h, o Coletivo de Pesquisa em Artes da Cena Erva Daninha apresentará o espetáculo “Estrangeiro”, no Teatro Aldemar Bonates, do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na Av. Brasil, Santo Antônio, zona Centro-Oeste de Manaus.

A pesquisa iniciou através de um projeto de iniciação científica do estudante Paulo Tiago, do curso de Teatro do Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que assume a direção do espetáculo. “O espetáculo apresenta a linguagem do Teatro Performativo, da pesquisadora Josette Féral, que é um teatro de anulação máxima da ficção e preza em explorar novas possibilidades de construção e leitura na cena. O significado maior é sair de si, colocar-se em risco e em perigo, sair de um lugar cômodo. Trabalhamos com música, design, artes plásticas, artes visuais, audiovisual, danças, coreografias, projeções, entre outros”, explicou o artista.

Durante os cincos meses de processo, os atores puderam mergulhar na narrativa do estrangeiro, ou o estranho, se inspirando em obras clássicas, como “Um Bonde Chamado Desejo”, de Tennessee Williams, e em textos de escritores brasileiros, como “A Cidade Ilhada”, do amazonense Milton Hatoum, até o contato com histórias reais de pessoas que vivem nas ruas de Manaus.

“O projeto reúne estudantes de diversas áreas, como design, psicologia, artes visuais, arquitetura, teatro, dança, e a gente vai compilando essas modalidades na obra para um bem maior, dentro de um coletivo que surgiu, também, a partir dessa pesquisa de iniciação científica, a qual estou desenvolvendo até então”, afirmou Paulo.

A apresentação é uma parceria do Coletivo de Pesquisa em Artes da Cena Erva Daninha com o projeto Casa de Madá, desenvolvido por alunos do Curso Livre de Teatro do Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro, Unidade Magdalena Arce Daou, que desenvolve e convida espetáculos às quintas-feiras gratuitamente.

Os ingressos serão disponibilizados uma hora antes do início da apresentação. Para mais informações, pode-se entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram @coletivodepesquisa.

Serviço

O quê: Espetáculo “Estrangeiro”
Quando: 25/4 (quinta), às 19h
Onde: Teatro Aldemar Bonates – Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, Av. Brasil, s/n, Santo Antônio
Quanto: Gratuito (Ingressos disponibilizados uma hora antes da apresentação)
Classificação: 14 anos
Duração: 50 minutos

Ficha técnica

Direção/encenação: Paulo Tiago
Elenco: Thayná Liartes, Julia Morinaga, André Henrines, Lucas Macedo, Mateus Cardozo, César Britchello, Clara Monteiro e Maiky Neves
Trilha original: Clara Monteiro e Sarah Prader
Figurino: Maiky Neves
Preparação vocal: Davi Lopes
Cenário: Paulo Tiago
Cenotécnico: Larissa Martins
Dramaturgia: Daphne Pompeu
Fotografia: Larissa Martins
Sonoplastia: Clara Monteiro (original), Sarah Prader (original, mecânica)
Design gráfico: Larissa Martins, Clara Monteiro e Sarah Prader


Com informações de assessoria