Semana de Museus atrai 980 pessoas ao Museu da Cidade

Foto: Nathalie Brasil/Semcom

Na semana em que se comemorou a Semana Nacional de Museus, aproximadamente 980 pessoas visitaram o Museu da Cidade de Manaus, localizado no histórico prédio do Paço da Liberdade, no marco zero da cidade, no Centro. O museu, que conta a história da gente manauara, funciona de terça-feira a domingo.

“O Museu da Cidade de Manaus se consolida como um dos nossos principais produtos turísticos, pela atração que o espaço exerce nos visitantes locais e turistas. Conhecer o museu é fazer uma viagem pela identidade do povo manauara e fico muito feliz de ver o público reconhecendo a cultura desta cidade”, comentou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Com objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, a Semana de Museus, idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), movimentou o cenário cultural em todo o país. Em sua 17ª edição, a atividade, que visa estimular o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade, contou com um circuito de palestras, além de visitas guiadas ao museu.

“Esta foi a primeira edição da Semana com o Museu da Cidade de Manaus – que inaugurou em outubro do ano passado – em atividade e o número de visitantes é um exemplo de que, cada vez mais, iniciativas como esta da Prefeitura de Manaus, em parceria com o Ibram, são importantes para o processo de formação e conhecimento de jovens, adultos, estudantes, pesquisadores, historiadores, enfim, o público em geral que tem curiosidade sobre o tema”, destacou o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Márcio Braz.

Inaugurado no aniversário de 349 anos de Manaus, em 2018, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o projeto que mostra a identidade do povo manauara por meio de cores, caras, etnias, história e muita tecnologia, é contado pelas mãos, olhar e ideias de Marcello Dantas, produtor e diretor artístico que assina a exposição permanente “A Cidade de Manaus: história, gente e cultura”.

Parte dessa história, a ribeirinha Maria Raimunda Brasil, 67, aproveitou a manhã do sábado, 18/5, para relembrar momentos marcantes de sua vida e compartilhá-los com seu neto Gabriel, de 10 anos.

“Eu fui criada no rio Negro, mas sempre vinha de batelão para Manaus com meu tio. Aqui no museu eu tenho muitas memórias boas. Hoje, por exemplo, me recordei da minha avó. Olhando alguns detalhes, vi um fogão de ferro parecido com o que a minha avó usava para fazer comida antigamente. Isso traz lembranças dos tempos antigos e vale a pena conferir”, comentou.

Museu da Cidade de Manaus

O projeto museográfico do museu foi realizado pela empresa Magnetoscópio e conta com todo um aparato tecnológico, projetado para a exposição permanente, que conta a história de Manaus de forma lúdica e interativa. Além dos monitores para auxiliar na visitação, o Museu da Cidade de Manaus disponibiliza um aplicativo em que o visitante encontra todo o conteúdo do espaço físico e também conteúdo interativo.

Localizado em frente à Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Manaus, o Museu da Cidade de Manaus está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com última visita se iniciando às 16h20. Escolas e grupos de turistas que queiram agendar visita podem entrar em contato pelo telefone (92) 3622-4991 e pelo WhatsApp (92) 98822-4497.

Sobre a Semana

Com o apoio da Prefeitura de Manaus, atividades gratuitas como visitas guiadas no Museu da Cidade, aula-show, palestras e seminários no Les Artistes Café Teatro, localizado na Av. Sete de Setembro, 377, no Centro, integraram a programação local da 17ª Semana de Museus, que ocorreu entre os dias 14 a 19/5.

A cada ano, o Conselho Internacional de Museus (Icom) lança um tema diferente para a celebração da data, norteando as atividades a serem realizadas. Para a 17ª edição, o tema escolhido teve como base a poesia do escritor brasileiro Paulo Leminski, “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.

A atividade realizada em todo o país comemora o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio, e busca estimular a divulgação dos museus em todo o território nacional, promovendo visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e demais atividades.


Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus (com colaboração de Bruna Greco/Semcom)

X