Livro
Livro "Alerta, Selvagem", de Susy Freitas

A incomunicabilidade nas relações humanas, poemas de Carlos Drummond de Andrade, letras do cantor australiano Nick Cave e a prosa de Marguerite Duras formam parte do conjunto de influências de “Alerta, selvagem”, segunda coletânea de poemas escritos pela jornalista, professora e crítica de cinema Susy Freitas. A obra será lançada na quarta-feira, 29/5, em um bate-papo informal no Espaço Cultural Alienígena, Centro, a partir das 19h.

“’Alerta, selvagem’ é mais estruturado em termos de temáticas abordadas nos poemas, permitindo um aprofundamento maior delas. O livro anterior, ‘Véu sem voz’, é mais amplo nesse sentido. Penso que a interseção entre eles está no tratamento daquele espaço entre trocas que é sempre incompreensível ao outro”, explicou a autora.

Vencedora do prêmio Violeta Branca Menescal, destinado ao melhor livro inédito de poemas do edital Prêmios Literários Cidade de Manaus 2018, do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), a nova obra é constituída de 46 poemas, distribuídos em 108 páginas. “Alerta, selvagem” foi publicado pela Editora Patuá, selo independente que vem ganhando projeção no meio editorial brasileiro com obras vencedoras de prêmios importantes, como o São Paulo de Literatura, Jabuti e Açorianos.

Freitas considera ainda que a boa representatividade feminina na literatura brasileira atual não se deve apenas à circulação de obras e textos facilitada pela web, mas também a iniciativas de emancipação fora do âmbito literário. “Através das redes descobri o trabalho da maioria das poetas cujo trabalho acompanho agora, como Carla Diacov e Adelaide Ivánova, dentre outras”, acrescenta.

Além de “Véu sem voz”, lançado pela editora Bartlebee em 2014, Freitas já publicou poemas em revistas e jornais literários como 7faces, Subversa, Mallarmargens, dentre outros. Colaborou também com ensaios de crítica cinematográfica em publicações como “Documentário brasileiro – 100 filmes essenciais” (Letramento, 2017); “Animação brasileira – 100 filmes essenciais” (Letramento, 2018) e “Trajetória da crítica de cinema no Brasil” (Letramento, 2019), trabalhos ligados às atividades da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Serviço

O quê: Lançamento do livro “Alerta, selvagem”, de Susy Freitas
Quando: 29/5 (quarta-feira), às 19h30
Onde: Espaço Cultural O Alienígena – Rua Lima Bacury, 64, Centro
Quanto: Entrada gratuita; edição do livro à venda por R$ 40


Com informações de assessoria