Ambrozhya e o Phantasma da Arte - Foto: Tácio Melo

Espetáculos gratuitos para crianças e adultos, oficinas, workshops e lançamento de livro compõem a programação da 13ª Mostra de Teatro do Amazonas, realizada pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), de 6 a 9 de junho, no Les Artistes Café Teatro, na Av. Sete de Setembro, 377, Centro, com o apoio da Prefeitura de Manaus.

Oito espetáculos foram selecionados pela curadoria do evento, formada pelo diretor artístico, produtor e presidente da Fetam, Tércio Silva, e pelo ator e diretor artístico Wallace Abreu, para integrar a programação do festival. Dentre eles, os espetáculos “Algodão Doce”, da Cia. Arte em Movimento Zona Cultural; “Interditado”, de Karine Magalhães; “O Palhaço de La Mancha”, da Cacompanhia de Artes Cênicas, integram a categoria Infantojuvenil do festival, que será apresentada sempre às 10h, no Café Teatro.

Já os outros cinco espetáculos selecionados – “Ambrozhya e os Phantasmas da Arte”, da Cia. de Teatro Apareceu a Margarida; “Caminhão a Galope”, do Panorando Produções; “Helena”, do Ateliê 23; “Quantas Histórias Habitam Suas Memórias”, da Espatódea Trupe; e “Quarto Azul”, do Grupo Jurubebas de Teatro – compõem a categoria Adulto, que será exibida sempre em sessões às 19h e às 20h, também no Café Teatro. A exceção fica para o espetáculo “Ambrozhya e os Phantasmas da Arte”, da Cia. Apareceu a Margarida, que será apresentado exclusivamente no Teatro Gebes Medeiros, também no Centro, no domingo, 9.

A programação completa com todos os horários se encontra disponível logo abaixo e a entrada para todos os espetáculos é gratuita.

Mediação e oficina

A diretora e produtora paulistana Débora Dubois é a convidada deste ano para mediar os debates dos espetáculos da programação. Nos últimos vinte anos, ela vem trabalhando a inserção da música brasileira no teatro, sempre à procura de novos autores e do resgate de dramaturgos significativos. Com mais de 30 espetáculos no currículo e importantes prêmios e indicações, Débora já trabalhou com grandes atores da cena teatral brasileira, como Renato Borghi, Mel Lisboa, Cássio Scapin, Leonardo Miggiorin, Marcos Damigo, Luciana Carnielli, Vanessa Gerbelli, Jarbas Homem de Mello, Amanda Acosta e Flavio Tolezani.

Além da participação nos debates, Debora ministrará a oficina “Processos e Perspectivas do Fazer Teatral”, no sábado, 8/6, de 14h às 17h, também no Café Teatro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do formulário online.

‘Teatro e Resistência’

Completando a programação formativa da Mostra, o escritor amazonense Zemaria Pinto lança, no dia 6, o livro “Teatro e Resistência”. A ideia de criação da obra surgiu após um ciclo de leituras dramáticas realizadas em Manaus pela Cia. Vitória Régia, no início deste ano.

O diretor da companhia, Nonato Tavares, também integra a programação, com uma oficina em que abordará a mesma temática trazida por Zemaria em seu livro – o fazer teatral no Amazonas na época da ditadura militar -, a ser realizada na sexta-feira, 7, de 14 às 18h. Inscrições online também disponíveis por meio do formulário neste link.

Abertura

A cerimônia de abertura do evento acontece na próxima quinta-feira, 6, às 20h, com homenagens póstumas aos diretores Selma Bustamante e Luiz Vitalli e, em vida, por sua contribuição ao fazer artístico teatral no Amazonas, à diretora e dramaturga Nereide Santiago.

A noite contará ainda com a apresentação do espetáculo “Quarto Azul”, do Grupo Jurubebas de Teatro. Recentemente, o grupo representou o Amazonas em dois festivais de teatro, em Minas Gerais (MG) e Brasília (DF).

A 13ª Mostra de Teatro do Amazonas conta com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Programação

Onde: Les Artistes Café Teatro – Av. Sete de Setembro, 377, Centro
Quanto: Gratuito

06/06 (quinta-feira)

19h – Lançamento do livro “Teatro e Resistência”, de Zemaria Pinto
20h – Cerimônia de abertura e homenagens
20h30 – “Quarto Azul”, do Grupo Jurubebas de Teatro

07/06 (sexta-feira)

10h – “O Palhaço de La Mancha”, da Cacompanhia de Artes Cênicas
14h às 18h – Oficina “Teatro e Resistência”, com Nonato Tavares
20h – “Caminhão a Galope”, da Panorando Produções

08/06 (sábado)

10h – “Interditado”, de Karine Magalhães
14h às 17h – Oficina “Processos e perspectivas do fazer teatral”, com Débora Dubois
20h – “Quantas Histórias Habitam Suas Memórias?”, da Espatódea Trupe

09/06 (domingo)

10h – “Algodão Doce”, da Cia. Arte em Movimento Zona Cultural
19h – “Ambrozhya e o Phantasma da Arte”, da Cia. Apareceu a Margarida (esta apresentação acontece exclusivamente no Teatro Gebes Medeiros – Av. Eduardo Ribeiro, Ideal Clube, Centro)
20h – “Helena”, do Ateliê 23


Equipe Viva Manaus (com informações de assessoria)