Foto: Divulgação/Victor Kaleb Gomes

Revelando uma das várias vertentes que o teatro adota para os palcos, o projeto “Corpo e Espaço Cênico do Signo da Cobra”, contemplado no Edital de Conexões Culturais de 2017, realizado pela Prefeitura de Manaus, coloca em ação duas atividades gratuitas ao público: a apresentação do experimento cênico “Rio das Cobras” e a oficina “Estados Ritualísticos na Construção Teatral”.

Segundo o proponente do projeto, Victor Kaleb Gomes, a idealização do experimento surgiu do sentimento em traduzir procedimentos em formas de ritual em um objeto cênico de experimentação, fortalecidos pela residência com o coreógrafo, diretor, dramaturgo, intérprete e escritor Robert Steijn.

“Pude vivenciar essa residência com o Steijn, que tem uma relação muito forte com o xamanismo, que é um conjunto de crenças ancestrais que engloba práticas e rituais que estabelecem contato com o mundo espiritual, e, através dessa troca de informações, de experiências, e, claro, da vivência nas atividades, pude desenvolver o projeto e criar esse experimento cênico, que abordará os vários estados que podem ser usados de forma teatral”, disse Victor.

A apresentação do experimento cênico “Rio das Cobras” acontecerá no domingo, 19/6, às 18h, no Cantinho do Nonato, localizado na Rua Caravelle, n° 50, Tarumã. Vale ressaltar que a atividade é gratuita e aberta ao público.

Victor Kaleb é formado em direção pela SP Escola de Teatro e é sócio fundador da companhia de teatro Artrupe Produções Artísticas, grupo que atua há sete anos na capital. Seus trabalhos como ator inclui peças como “Coisas Para Depois de Meia Noite”, “Casa de Inverno”, “Dorothy Garland” e “Obevandiva”.

Contrapartida

O projeto realizará, em contrapartida, a oficina “Estados Ritualísticos na Construção Teatral”, com direção de Victor. A atividade acontecerá em dois dias, no sábado, 15/6, às 10h, e no domingo, 16/6, às 17h, na Chácara Galego, localizada no KM2 da Estrada de Iranduba. A oficina tem como objetivo compartilhar as experiências adquiridas na residência com o performer holândes Robert Stjein, realizada em Amsterdã.

As inscrições devem ser realizadas pelo formulário online. A produção da oficina cuidará do transporte de Manaus, em local a combinar com os selecionados, para o sítio.

Programação

O quê: Oficina “Estados Ritualísticos na Construção Teatral”
Quando: 15/6 (sábado), às 10h e 16/6 (domingo), às 17h
Onde: Chácara Galego – KM 2 da Estrada de Iranduba

O quê: Apresentação de experimento cênico “Rio das Cobras”
Quando: 16/6 (domingo), às 18h
Onde: Cantinho do Nonato – Rua Caravelle, 50, Tarumã


Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus

X