Garantido - 54º Festival Folclórico de Parintins

Na tarde desta segunda-feira, 1/7, foi realizado o momento tão esperado da apuração e leitura das notas da disputa do 54º Festival Folclórico de Parintins. Às 17h27, o presidente da Mesa fechou a apuração e proclamou o resultado: com 0,8 pontos de vantagem, o boi Garantido, com a temática “Nós, o Povo”, se sagrou campeão do Festival.

A apuração

Decidida décimo a décimo, o boi Garantido conquistou 1258,4 pontos, enquanto o boi Caprichoso obteve 1257,6 pontos. Com início às 15h30, a primeira parte da apuração foi direcionada à análise de recursos e possíveis punições, e ambos os bois foram penalizados com 0,1.

Após a leitura dos itens respectivos do A, B e C do dia 28 (sexta), Caprichoso e Garantido empatavam rigorosamente com 419,6 pontos. Mas o boi vermelho e branco conquistou a dianteira com a leitura das notas do dia 29 (sábado), e, a partir daí, apenas administrou a vantagem e, no total geral, venceu o Caprichoso por 0,8.

A confirmação do título deu-se no item Vaqueirada, no dia 30, quando o boi Garantido matematicamente conquistou o título.

Agora, o Boi da Baixa de São José possui 32 títulos e o Caprichoso, que levou a Arena de Parintins a temática “Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis”, segue com 24 títulos.

Trabalho reconhecido

Após a apuração, o presidente do boi Garantido, Fábio Cardoso destacou o trabalho de cada integrante e comentou a respeito do resultado e a apuração justa. Para ele, foram muitos desafios superados e bradou: “Nação vermelha e branca, somos 32 vezes o melhor boi do mundo. O campeão voltou”.

Conexão Manaus-Parintins

O portal Viva Manaus realizou, no período pré-Festival, um especial de serviços e dicas na página “Conexão Manaus-Parintins”. A página e as reportagens especiais produzidas foram as postagens mais acessadas do site na última semana, rendendo mais de 27 mil visualizações no total até esta segunda, 1/7.

Lá você encontra uma série de posts especiais sobre o Festival Folclórico de Parintins, em que se pode acompanhar roteiros turísticos, a história dos bois e que itens não podem faltar na viagem para a Ilha Encantada, por exemplo. Confira o especial “Conexão Manaus-Parintins” aqui.


Tiago Souza
Equipe Viva Manaus