Uma temporada no paraíso, de Claudio Rodriguez Fer

Um dos poetas espanhóis mais destacados da atualidade, Claudio Rodríguez Fer ganha esta semana uma versão em português de uma de suas principais obras, com o título “Uma Temporada no Paraíso”, traduzida pelas mãos do professor Saturnino Valladares, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O lançamento do livro acontece na próxima sexta, 5/7, a partir das 18h30, na Galeria ICBEU, no Centro. Os exemplares estarão à venda no local por R$ 30.

“Uma Temporada no Paraíso” é o segundo título da coleção “Cima del Canto”, organizada pela Editora Valer e dedicada à tradução e edição no Brasil de poetas espanhóis contemporâneos. Claudio Rodríguez Fer alia a poesia ao trabalho acadêmico, como professor da Universidade de Santiago de Compostela. Seu trabalho poético é um diálogo com o “coração poético” da vida – fonte de sua criação literária.

O poema “Teoria do azul” é um exemplo da força e beleza de seu canto. O ofício criativo, entretanto, tem seus limites, e a busca da expressão última do real sucumbe à própria impossibilidade, como manifesta o poeta: “Tempos e espaços retidos / para sempre na beleza / da matéria impossível”.

A riqueza temática, a linguagem vigorosa e a erudição são elementos definidores da poética de Claudio Fer. A leitura de “Uma Temporada no Paraíso” (“Unha tempada no paraíso”) ilustra seu domínio da encantaria poética e a diversidade cultural que fundamenta sua criação, tanto que uma das marcas perceptíveis no seu discurso poético é o diálogo com a tradição, com a história e com as demais expressões artísticas.

Segundo o professor Tenório Telles, “a lírica de Claudio Fer se consubstancia na interface das ‘pulsações’ de natureza erótica e estética. Esses impulsos vitais são maturados e tecidos nas malhas de seu canto e adornados com os efeitos de sua ourivesaria poética. O erótico, entretanto, assume no seu discurso poético um caráter particular: não se trata de mero devaneio sensual ou extravasamento dos instintos, mas de uma densa reflexão sobre o sentido da existência a partir do desejo e do prazer como forças vivificadoras e renovadoras da própria vida”.

A tradução de realizada pelo poeta e professor Saturnino Valladares é um mimo para os apreciadores de poesia no Brasil e é uma oportunidade de conhecer e acolher um dos poetas contemporâneos mais expressivos da Espanha. A poesia de Claudio Rodríguez Fer aproxima duas línguas irmãs e enriquece a sensibilidade com a humanidade, potência e beleza de seu canto.

Claudio Rodríguez Fer

Claudio Fer é poeta, narrador e dramaturgo. Nasceu na cidade de Lugo, Espanha, em 1956. Identificado com a temática do erótico, publicou “Vulva”, “A unha muller desconhecida”, “Viaxes a ti” e “Unha tempada no paraíso”, agora traduzido do galego para o português por Saturnino Valladares. O autor é um dos mais destacados escritores da língua galega, e conquistou diversos prêmios, como o Premio Galiza Mártir, consagrado à recuperação da memória histórica, e a Presidência de Honra da Associação Memória do Exílio dos Republicanos Espanhóis. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor da Cátedra José Ángel Valente de Poesia e Estética e da Revista Universitária “Moenia”, ambas da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Sua obra está traduzida para o francês, inglês, italiano, alemão, bretão, russo, árabe, grego e, agora, em português.

Serviço

O quê: Lançamento do livro “Uma Temporada no Paraíso”, de Claudio Rodríguez Fer e tradução de Saturnino Valladares
Quando: 5/7 (sexta), às 18h30
Onde: Galeria ICBEU – Av. Joaquim Nabuco, 1286, Centro
Valor de lançamento: R$ 30
Informações: Editora Valer – (92) 3184-4568


Equipe Viva Manaus (com informações de assessoria)