Teatro Amazonas recebe concerto ‘De Viena para Manaus’

Foto: Divulgação/SEC From Vienna with Love to Manaus

Neste sábado, 6/7, às 20h, o Teatro Amazonas terá um concerto especial com convidados da capital austríaca. Intitulado “From Vienna with Love to Manaus” (“De Viena, com amor, para Manaus”), o espetáculo reunirá um repertório variado de música clássica, com participação do maestro Konstantin Schenk, que regerá a Amazonas Filarmônica, e da soprano Tamara Trojani. O evento, que tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), terá entrada gratuita.

A dupla veio pela primeira vez ao Brasil com o sonho de se apresentar no Teatro Amazonas. Schenk é formado na Academia de Música de Viena e já regeu em diversos países. Tamara Trojani, que também se formou no Conservatório de Viena, fez carreira na Itália, onde conheceu o maestro Schenk em uma apresentação. Juntos, eles começaram a realizar concertos de temática popular, e uma das metas era poder se apresentar no Teatro Amazonas.

“Há 20 anos, a Tamara fez uma viagem a Amazônia e viu esse maravilhoso teatro. Desde então ela sonhava em se apresentar aqui, e agora conseguimos realizar este sonho”, declarou Schenk. De acordo com o maestro, a dupla realiza concertos clássicos, porém com uma característica diferente. “Trabalhamos há muito tempo juntos fazendo concertos clássicos, mas que também levam um pouco de diversão, e sempre fazemos para um grande público. Não acreditamos que a música seja para elites”, conta o maestro.

Em Manaus, a estreia da dupla terá obras de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Johann Strauss, Franz Lehar, entre outros. “No concerto, eu tento sempre falar com a audiência para que eles sintam a música. O repertório é uma mistura de tudo que amamos na música”, complementa. Schenk espera que o público manauara se divirta no sábado. “O que queremos é uma plateia feliz e vamos trabalhar para isso”, afirma.

A passagem da dupla por Manaus também contará com uma iniciativa turística: o Skål Club de Manaus oferecerá um jantar fechado para a soprano e o maestro, com a presença do cônsul honorário da Áustria em Manaus, quando o grupo de 20 turistas austríacos que acompanha a diva nesse evento também se fará presente.

Para o membro do Skål Club e Diretor de Turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), João Araujo, “a presença da Diva Soprano Trojani é um marco para o turismo da cidade, uma vez que é uma formadora de opinião internacional e que brinda Manaus com uma apresentação internacional exclusiva nos 350 anos da cidade.”

Tamara Trojani

Integrante do Skål Club de Viena, a soprano Tamara Trojani é vienense, com raízes na República Tcheca, e seus estudos musicais foram feitos no Conservatório de Viena, começando sua carreira como cantora de ópera e operetas na Itália, e retornando posteriormente para Viena para uma produção de “A Viúva Alegre”. A voz de La Trojani se tornou, por mais de dez anos, a assinatura da mais famosa transmissão clássica da Rádio Estatatal Italiana RAI, “La Barcaccia”.

Trojani tem uma voz sem limites e adora cantar ópera, canções, musicais e operetas. A entrada dela no mundo das sopranos dramáticas se deu na ópera “Tosca”, em uma produção com o tenor Peter Dvorksy e o maestro Konstantin Schenk. Recentemente, criou com Schenk os programas “The Diva & The Maestro”, com uma mistura de vários estilos de canto seguido por uma história. Já lançou vários discos com a participação de grandes orquestras, regidas pelo maestro Schenk, e novas produções estão à caminho. Ano passado, abriu seu próprio Teatro no Castelo Imperial de “Schönbrunn” em Viena. Apresentou-se em grandes teatros europeus acompanhada por grandes orquestras como Konzerthaus Wien, Musikhalle hamburg, Münchner Philharmonie, West Palm Beach Opera, Roy Thomson Hall Toronto, Hainz Hall Pittsburgh, Teatro Oltmpico de Roma, Philharmonie di Monaco e muitos mais.

Konstantin Schenk

Além de maestro, Konstantin Schenk é musico, compositor, pianista, animador.  É vienense com raízes em Trieste, na Itália.  Concluiu seus estudos e foi diplomado na Vienna Musikhochschule, tendo sido maestro assistente de Claudio Abbado e Herbert Von Karajan. Com um repertório de mais de 50 óperas, ele já conduziu grande companhias de ópera, desde Gothenburg (Suécia) a Pretória (África do Sul), como Wiener Volksoper, Dresden Staatsoper, Festival of Finland Savonlinna, Symphony Canada – Roy Thompson Hall, Heinz Hall Pittsburgh, Philharmonie Munich dentre outros.

Serviço

O quê: Concerto “From Vienna with Love to Manaus”
Quando: 6/7 (sábado), às 20h
Onde: Teatro Amazonas – Av. Eduardo Ribeiro, Centro
Quanto: Gratuito


Equipe Viva Manaus (com informações via SEC e Skal Manaus)

X