Festivais Folclóricos nos Bairros 2019
Festivais Folclóricos nos Bairros 2019

Neste domingo, 7/7, o X Circuito do Festival Folclórico do Cajual e o Festival Folclórico do Bairro Petrópolis animaram a zona Sul da cidade com quadrilhas, danças, comidas típicas e brinquedo para a criançada, em continuidade à programação dos Festivais Folclóricos nos Bairros, promovidos com o apoio Prefeitura de Manaus. Ao todo, 12 arraias tomaram conta dos bairros da cidade neste final de semana, com entrada gratuita para todos os eventos.

Na zona Sul, a festa começou cedo na avenida Lourenço da Silva Braga, no Morro da Liberdade, com o X Circuito do Festival Folclórico do Cajual iniciando as festividades às 18h. O evento começou na sexta, 5/7, e segue para os próximos dois fins de semana, de 12 a 14 e de 19 a 21/7, sempre entre 18h e 0h.

“A abertura do nosso circuito foi muito boa, trazendo sete atrações por noite. Na sexta e no sábado deu bastante gente e não só da nossa comunidade, mas da zona Sul em geral. Fizemos uma gincana com a comunidade por meio de perguntas sobre os bairros. Fechamos com chave de ouro esse final de semana e a festa continua”, disse o organizador do evento, Gelcimar Lopes.

Já no Festival Folclórico do bairro Petrópolis, que acontece no campo de areia da rua Anderson de Menezes, no Jardim Petrópolis, a auxiliar de serviços gerais Meiriane Silva, moradora do bairro, conta que trouxe as duas filhas pequenas para se divertirem nos brinquedos infláveis, sem deixar também de aproveitar as guloseimas do festival.

“Ontem eu também estive com minhas filhas aqui e foi bem legal, e tinha bastante gente, além de várias atrações. Tiveram danças e quadrilhas, que é que eu mais gosto em festas juninas, de poder assisti-las. Pretendo continuar vindo pra esse arraial nos próximos dias com certeza”, ressaltou a moradora.

O evento teve início na sexta, 5/7, até este domingo, e também acontecerá de 12 a 14/7.

Festival Folclórico nos Bairros Petrópolis e Cajual 07.07.19

Outros festivais

Ainda no Petrópolis, o 26º Festival Folclórico no Campo do Penarol agitou o campo de futebol da rua Danilo Corrêa, às 19h30, e continua nos dias 12 a 14 e 19 a 21/7.

Já o Arraial da Paz, em sua 33ª edição, trouxe como temática o meio ambiente.Com início às 17h, o Arraial da Paz aconteceu apenas neste sábado, 6/7, e domingo, 7/7, na rua José de Macedo e esquina da rua Travessa S8, no Japiim.

Outra opção foi o Arraial do Vilas, que marcou a festa na rua Sátiro Dias, no bairro São Francisco, de 5 a 7/7, às 16h.

Fechando o circuito da zona Sul, o 18º Festival Folclórico da Rua Afonso Pena agitou a rua de mesmo nome, entre as ruas Nhamundá e Japurá, no bairro Praça 14 de Janeiro. A festa foi de 5 a 7/7, sempre a partir das 17h.

Na zona Centro-Oeste, celebrando 20 anos de tradição, o Festival Folclórico da AMA (Associação dos Moradores do Aleixo) aconteceu na praça Ivanete Cintra, no Jardim Paulista, no bairro Aleixo, nos dias 5 a 7/7, sempre das 19h à 1h. O evento, que segue para os dias 12 a 14/7 e 19 a 21/7, trouxe apresentação de danças, barracas com comidas típicas e shows de artistas da cena local, como a banda Treme Terra e a cantora Leninha Tsunami.

Na zona Norte, o 11° Festival Julhino da Comunidade Mundo Novo começou na sexta-feira, 5/7, e seguiu até o domingo, 7/7, além de mais dois fins de semana: 12 a 14 e 19 a 21/7, sempre a partir das 18h.

Também na zona Norte, houve comemoração dupla no bairro Cidade de Deus, que promoveu a 16ª edição de seu festival folclórico e também seu aniversário. A festa aconteceu de 5 a 7/7, a partir das 14h, na rua Nova Londrina, ao lado do Cekam.

Mais outra opção foi o Arraial de São Lucas, que ocupou a rua São Lucas, 25, no bairro Colônia Santo Antônio, de 5 a 7/7, às 17h, e levou diversão ao público.

E na zona Leste da cidade, uma das atrações foi o 7º Festival Folclórico do Campo do Gaviões, que acontece no campo de mesmo nome, entre as ruas 4 e 5, na 4ª etapa do bairro Jorge Teixeira. A festa foi de 5 a 7/7, e segue para os dias de 12 a 14/7 e 19 a 21/7, sempre a partir das 18h.

Já na zona Oeste da cidade, a festa ficou por conta da 34ª edição do Festival Folclórico Gloriano. Os festejos, foram de 5 a 7/7, e aconteceram na Ligação Viária Presidente Dutra, no bairro Glória, sempre a partir das 18h.

A programação completa, que segue até agosto, está disponível aqui no site.


Thaís Waughan
Equipe Viva Manaus