Semana do Livro - 1º dia - 2010 - Les Artistes Café Teatro - Foto_ Leonardo Leão_Manauscult
Semana do Livro - 1º dia - 2010 - Les Artistes Café Teatro - Foto_ Leonardo Leão_Manauscult

Nesta sexta-feira, 2/8, Manaus receberá, mais uma vez, a oficina de preparação do Edital Culturas Populares 2019, promovido pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania (MinC), do Governo Federal. A oficina será ministrada por representantes do MinC, para tirar dúvidas e apresentar de forma detalhada o edital aos interessados. O encontro, que conta com apoio da Prefeitura de Manaus, será às 15h, no Les Artistes Café Teatro, Centro Histórico de Manaus.

Em sua 7ª edição, o edital prevê o investimento de R$ 5 milhões, em 250 iniciativas que visam fortalecer e dar visibilidade a atividades da cultura popular e tradicional de todo o Brasil.

Das 250 vagas, o edital premiará iniciativas nas seguintes categorias: 150 prêmios para mestres e mestras (pessoa física), 90 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos e dez para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural. Cada vencedor levará R$ 20 mil.

As inscrições seguem até o dia 16 de agosto, pela internet, por meio do site oficial, ou via postal, ficando a critério da escolha do candidato.

O objetivo do edital de premiação é reconhecer a atuação e a contribuição do trabalho dos praticantes das Culturas Populares e Tradicionais. Neste ano, o homenageado é Vitor Mateus Teixeira, o “Teixeirinha”, morto em 1985. O edital na íntegra está disponível no site oficial do prêmio.


Thaís Waughan
Equipe Viva Manaus