Espetáculo ClownBaré
Espetáculo ClownBaré

Para estimular a formação de plateia em torno da arte da palhaçaria e fomentar a troca de experiências entre mestres e aprendizes de Manaus e de outras regiões do país, a Fitacrepe Filmes e Artes Cênicas promove o projeto “Maloca de Palhaços”, que contará com oficinas e apresentações gratuitas ao longo de cinco meses. O primeiro módulo da iniciativa, que tem patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), acontece entre os dias 10 e 18/8.

Segundo a coordenadora de produção Ana Oliveira, o projeto vem para oxigenar o segmento da palhaçaria em Manaus, contribuindo para dinamizar as produções na capital amazonense e para aproximar a região Norte da cena artística nacional. “O interesse em realizar um circuito contínuo de atividades surgiu da necessidade de investir em um formato que contribuísse tanto para a formação dos artistas manauaras quanto para a agenda cultural da cidade”, explica.

“Além de possibilitar a vinda de artistas de outras localidades que não poderiam vir por seus próprios meios, devido ao nosso isolamento geográfico e aos altos custos de deslocamento para a região, o projeto permite que o público tenha acesso a uma programação que contempla espetáculos inéditos em Manaus”, acrescenta a coordenadora.

Formação

A primeira oficina, marcada para acontecer entre os dias 12 e 14/8, será ministrada por Ésio Magalhães, um dos mestres da palhaçaria no Brasil e membro fundador do grupo Barracão Teatro (SP). A atividade acontecerá no período de 14h às 18h, no espaço Caminhos da Arte, na Rua Frei José dos Inocentes, Centro Histórico, próximo ao Museu da Cidade de Manaus. Limitadas a 15 vagas, as inscrições gratuitas podem ser feitas por meio de formulário online.

Com o tema “E o Palhaço o que é?”, a proposta da oficina é fazer uma imersão no universo do palhaço, através de exercícios, jogos e demonstrações para que os participantes entrem em contato com o seu ridículo. O encontro pedagógico também abordará noções da linguagem da máscara, exercícios técnicos de escuta, observação e atenção, além de jogos coletivos e improvisações.

Com a proposta de exercitar o que for aprendido na oficina, os participantes irão apresentar no dia 18/8 um “ClownBARÉ”, espetáculo de cenas curtas ao estilo dos cabarés circenses. A apresentação também será no espaço Caminhos da Arte, a partir das 19h.

Espetáculos

Outra frente de ação do “Maloca de Palhaços” são as apresentações que vão acontecer na cidade durante os módulos do projeto. A primeira etapa vai contar com os espetáculos “Balões”, da Cacompanhia (AM), e “Circo do eu só”, do Barracão Teatro (SP). Confira a agenda:

“Balões” – 10 de agosto, às 18h, Largo São Sebastião

No solo de Jean Palladino, Caco é um palhaço andarilho e solitário que vive em busca de um lugar onde possa viver. O problema é que ele nunca consegue permanecer no mesmo local por muito tempo. O seu incômodo parte de dentro, da saudade que o segue onde quer que vá. Caco desafia a gravidade dos afetos, dos encontros e desencontros, das despedidas e dos recomeços, celebrando as saudades com poesia e comicidade, jogando com pessoas, objetos e sensações.

“Circo do só eu” – 11 de agosto, às 19h, Feira do Paço

Com concepção e direção de Ésio Magalhães, o espetáculo tem início quando o majestoso Circo do Sol decide cancelar sua apresentação em cima da hora. O palhaço Zabobrim aparece, então, para apresentar sozinho o grande espetáculo com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia, música e muito mais. No esforço de realizar o espetáculo por uma companhia inteira, Zabobrim arma muitas confusões e atrapalhações.

Inscrições para “anjos”

Para aprofundar o intercâmbio artístico, alunos de artes cênicas de Manaus poderão se inscrever para serem “anjos” durante todas as atividades do “Maloca dos Palhaços”. Os selecionados vão dar apoio e acompanhar os convidados nacionais, de modo a facilitar a integração deles com a comunidade local. Mais informações e inscrições disponíveis aqui.

Serviço

O quê: Espetáculo “Balões” (AM)
Quando: 10/8 (sábado), às 18h
Onde: Largo São Sebastião – Centro
Quanto: Gratuito

O quê: Espetáculo “Circo do só eu” (SP)
Quando: 11/8 (domingo), às 19h
Onde: Feira do Paço – No entorno do Museu da Cidade de Manaus e Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico
Quanto: Gratuito

O quê: Oficina “E o Palhaço o que é?”, com Ésio Magalhães
Quando: De 12 a 14/8, das 14h às 18h
Onde: Caminhos da Arte – Rua Frei José dos Inocentes, Centro Histórico, próximo ao Museu da Cidade de Manaus
Inscrições: http://bit.ly/OficinaMaloca

O quê: Espetáculo “ClownBARÉ”
Quando: 18/8 (domingo), às 19h
Onde: Caminhos da Arte – Rua Frei José dos Inocentes, Centro Histórico, próximo ao Museu da Cidade de Manaus
Quanto: Gratuito


Com informações de assessoria