63° Festival Folclórico do Amazonas 13/08/2019 Fotos: Leonardo Leão/Manauscult
63° Festival Folclórico do Amazonas 13/08/2019 Fotos: Leonardo Leão/Manauscult

Na terça-feira, 13/8, à noite, foi dada a largada ao circuito de apresentações dos grupos da Categoria Prata no 63º Festival Folclórico do Amazonas, promovido pela Prefeitura de Manaus. Cinco dos 48 grupos que irão se apresentar agitaram o tablado montado no anfiteatro do Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, levando muita dança e temáticas diferentes ao público.

Na ordem, se apresentaram os grupos: Explosão na Roça (quadrilha tradicional), Daraj (dança internacional), Nhô Chico Junino (quadrilha tradicional), Afro-Brasileira (dança nacional) e Biba Boys (quadrilha cômica).

Os grupos Império da Compensa e Fofas Sim, Bibas Não não compareceram ao evento e foram eliminados automaticamente.

A estreia da quinta noite do festival ficou por conta do agito da quadrilha tradicional Explosão na Roça, que reservou um momento de oração minutos antes de entrar no palco, em um clima de extrema concentração e união. Em seguida, o público se encantou com o brilho, luzes e coreografia do grupo Daraj, no comando da dança internacional.

A aposentada Dora Negrão, acompanhada de duas amigas, destacou a estrutura do evento. “Estou achando maravilhoso e tudo bem organizado. Gostei principalmente do palco, que está maior para as danças, e tem um telão muito bonito também. Já comi de tudo por aqui, desde pirarucu à casaca e milho cozido até torta de banana, estava muito gostoso”, declarou.

Trazendo a temática do filme “Divertida Mente”, a quadrilha tradicional Nhô Chico Junino se baseou no figurino dos personagens do filme de animação.

Seguindo o cronograma de apresentações, a dança Afro-Brasileira subiu no palco utilizando figurinos de orixás, em homenagem às religiões de matrizes africanas. Fechando a noite em clima de muita diversão e risada, o grupo Biba Boys animou o público com a quadrilha cômica.

63° Festival Folclórico do Amazonas 13/08/2019

Gastronomia

A feira gastronômica da 63ª edição do festival é comandada, pelo segundo ano consecutivo, pela Rota dos Chefs, que disponibiliza ao público 30 barracas com as mais variadas comidas e petiscos, como bobó de camarão, carne de sol, tacacá, farofa de camarão, milho cozido, pamonha, cachorro-quente, batata frita, sanduíches, pizza, entre outros pratos.

As barracas estão localizadas próximo à arquibancada do anfiteatro e funcionam durante todo o evento, iniciando a venda de produtos às 17h, com preços a partir de R$ 5.

Categoria Prata

Outros seis grupos se apresentarão nesta quarta-feira, 14, a partir das 19h30. A programação completa da categoria Prata segue até a próxima terça-feira, 20, com mais 44 danças e entrada gratuita para todos os dias de evento. Confira as atrações aqui no site.


Thaís Waughan
Equipe Viva Manaus