Comissão de Seleção do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2017
Comissão de Seleção do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2017 - Foto: Steffanie Schmidt/Manauscult

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), abriu nesta quarta-feira, 14/8, as inscrições para pessoas que queiram se candidatar a membro da Comissão de Seleção do Edital N°007/2019 – Concurso Prêmio Manaus de Conexões Culturais. A candidatura à vaga será feita por meio de formulário online, disponível aqui no site, até o dia 21 de agosto.

Os selecionados serão responsáveis por avaliar até 103 projetos que receberão o recurso de fomento previsto no edital, que este ano, soma R$ 3 milhões. Adotado desde 2017 pela Prefeitura de Manaus, o processo de seleção de avaliadores visa a democratização da escolha dos projetos, inserindo, nesse contexto, a participação da sociedade civil na gestão de suas próprias finalidades culturais.

Seleção

Este ano, a Comissão de Seleção será formada por sete membros: um membro da Manauscult; três externos, sendo de fora do município de Manaus, que serão escolhidos pela Manauscult; e três membros externos locais, que serão escolhidos por meio de votação.

Para participar, os candidatos deverão atender às exigências previstas no formulário de inscrição, disponível aqui no site.

Os proponentes deverão ter notório conhecimento nas áreas das artes e cultura e experiência comprovada de participação em comissões de avaliação de projetos culturais, além de habilidades para a elaboração de pareceres de forma clara, objetiva e impessoal, e, ainda, residir no município de Manaus.

A Manauscult ficará responsável em analisar e aprovar os currículos, em um processo de triagem, no qual será verificada a regularidade no preenchimento do formulário e o cumprimento das exigências mínimas obrigatórias. Após essa etapa, a relação de candidatos inscritos e habilitados será disponibilizada para votação.

Os três candidatos mais votados serão convidados a integrar a Comissão de Seleção. Caso algum destes mais votados não esteja disponível no período de análise dos projetos, previsto para o fim de outubro até o fim de novembro, o candidato seguinte será contatado, e assim sucessivamente, até que se preencham todas as vagas destinadas aos membros da comissão.

Prerrogativas

Os nomeados para compor a Comissão de Seleção não poderão participar como colaboradores na elaboração dos projetos inscritos no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2019, bem como não poderão compor as fichas técnicas de projetos inscritos e não poderão participar de nenhuma forma da realização dos projetos aprovados no Edital.


Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus