De passagem pela cidade, o escritor e médico Carlos Hiran Goes de Souza, radicado na Europa há quase vinte anos, apresentará dois de seus livros na quarta-feira, 21/8, a partir das 20h, na Livraria Leitura, no Amazonas Shopping.

Uma das obras, “As Farsas dos Moços de Capela” é um romance que se passa no século XVI e envolve dois jovens sacristães nos bastidores de uma época em que os interesses da realeza e da Igreja se confundem com os interesses pessoais do Rei. Estes dois personagens são também os responsáveis pela narrativa.

Hiran descreve uma ficção inserida na História Portuguesa no momento em que a inquisição, as perseguições religiosas e a corrupção do papado são temas inter-relacionados com as epidemias, a escravidão e os conflitos sociais daquele recorte histórico.

Outro romance, “Fuga para Duas Vozes” acontece em passagens por Paris e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, estabelecendo paralelos culturais e pessoais de duas personagens intrigantes e conflitivas.

A dupla narrativa leva o leitor à interpretações diversas e curiosas em que os capítulos se avançam, no ponto de ótica individual de um casal em separação. No livro, o autor trabalhou elementos da cultura francesa e brasileira, envolvendo-os ao amor doentio, impactos emocionais e os desequilíbrios psicológicos de ambos.

A influência da música sobre o comportamento humano está presente por toda narrativa, enfocando a dependência psíquica conhecida por Musicofilia.

Biografia

Filiado à Sociedade Brasileira de Autores Teatrais desde 1983, o escritor Carlos Hiran de Souza Goes é manauara, vive em Londres e trabalha para diversos hospitais em Portugal. Amazonense, ele foi para o Rio de Janeiro ainda criança e lá recebeu sua formação em Medicina.

No ano 2000, se mudou com a família para Paris onde recebeu o grau de Mestre na Universidade Paris VI, dentre outras pós-graduações na área de acreditação e certificação de organizações de saúde.

Desde então, já escreveu 12 peças infantis e é autor de três romances publicados. Sua primeira peça para o público infantil, “Andando nas Nuvens”, foi premiada e lançada em versão livro na Bienal do Livro de São Paulo, em 2012.

Seus livros podem ser encontrados em formado eletrônico nas principais livrarias online do mundo, como a Amazon, Kobo, Barnes & Noble e Scribd. Na plataforma eletrônica Wattpad, Carlos Hiran disponibiliza uma série de seus contos, “Os Mundulunáticos e suas mentes férteis em tempo de colheita de contos”.

Atualmente, ele está empenhado em terminar outro romance cujo título é “Nhá Dallá, A Senhora das Mulheres sem Prazer”, que trata da questão da mutilação genital feminina.

Serviço

O quê: Apresentação dos livros “As Farsas dos Moços de Capela” e “Fuga para Duas Vozes”
Quando: quarta-feira, 21/08, às 20h
Onde: Livraria Leitura, no 2° piso do Amazonas Shopping


Com informações de assessoria