Ajudar ao próximo, promover a conscientização acerca da prevenção do câncer e mostrar que a música também tem responsabilidade social: esses são os principais objetos do festival de artes integradas “Um ato de amor”, que acontece no próximo domingo, 25/8, a partir das 16h, no Morada das Artes, localizado no Conjunto Morada do Sol. O evento vai reunir atrações musicais e atividades artísticas diversas, além de palestras com especialistas que atuam na prevenção e combate ao câncer.

A programação do evento conta apresentação e animação de Ícaro Pimenta, Oyama Filho e Jaque Santtos, e shows da banda Alaídenegão, do cantor e compositor Nicolas Júnior, grupo Cordão do Marambaia, Banda Flow, que se apresentará com a cantora Jaque Santtos, o duo musical Elias Moreira e Aline Fagan, show do cantor Marcos Paulo, performance musical do DJ John Cavalcante e Tiago Silva (sax) e outras atrações que passeiam por por estilos como carimbó, beiradão, rock, pop, soul, MPB e mais.

O festival também recebe a exposição “Ensaio Lírico”, da fotógrafa Bárbara Umbra, palestras com o cirurgião plástico Euler Ribeiro Filho sobre câncer de mama e apresentação da sua banda, a “Doutor Bactéria”, além de um bate-papo com o oncologista JeannCarlo Silva sobre como ele atua na luta contra o câncer.

Outro grande momento da programação é o desfile de mulheres que resgataram a sua autoestima após vencerem o câncer e que hoje servem de força e inspiração para outras mulheres que estão em tratamento e que, por inúmeros motivos, se sentem deprimidas ou sem motivação para seguir ou buscar ajuda. No desfile, essas mulheres passam a mensagem de que não é nada fácil enfrentar um câncer, mas que é possível vencê-lo com muita fé, determinação, disciplina e, claro, com ajuda, preparo e acompanhamento médico.

Um leilão solidário de uma obra do artista plástico Cláudio Andrade, cujas pinturas se caracterizam por traços leves e cores vibrantes que enaltecem a fauna e flora amazônica, também está previsto para a tarde do evento. A beleza dos quadros de Andrade lhe deu a fama e, hoje, além de Manaus, o pintor tem trabalhos expostos e à venda em galerias de São Paulo e Paris. O artista estava afastado da pintura há aproximadamente dez meses, por conta da saúde, mas, com o intuito de colaborar com a proposta do evento, pintou e doou um quadro inédito e o cedeu para leilão durante a tarde do festival. A obra é avaliada no valor de R$ 10 mil.

O festival nasceu em memória ao pai de uma das organizadoras do evento, Natalie Cruz, falecido recentemente, após enfrentar um tumor no cérebro. Como uma forma de homenageá-lo, familiares e amigos decidiram se reunir para criar um festival que pudesse angariar fundos para auxiliar outras pessoas que sofrem com a doença e não possuem condições financeiras para arcar com as despesas do tratamento, que são muitas e a longo prazo e exigem estrutura material além de psicológica.

Serviço

O quê: Festival “Um ato de amor”
Quando: 25/8 (domingo), a partir das 16h
Onde: Morada das Artes – Rua Constelação Ustra Maior, 12, Conjunto Morada do Sol, Aleixo
Quanto: Ingressos a R$20 + 1 kg de alimento não-perecível (aceita-se cartões de crédito e débito)


Com informações de assessoria