Hermeto Pascoal, uma das atrações do Festival BB Seguros de Blues e Jazz - Foto: Divulgação

Em sua quinta edição, o Festival BB Seguros de Blues e Jazz chega a capital amazonense neste sábado, 21/9, com uma programação recheada de grandes nomes do blues e jazz internacional, nacional e local. O festival, que já acontecia em outras capitais brasileiras, chega a Manaus pela primeira vez, e será realizado no Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, zona Oeste, das 15h às 23h, com entrada gratuita.

A programação recebe nomes como o bluesman Lil Jimmy Reed, o “bruxo” Hermeto Pascoal, Pepeu Gomes em um show instrumental, Blues Etílicos, ‘O Bando’, em tributo a Eric Clapton, Festival BB Seguros Jazz Band e Miquéias Pinheiro e Grupo, destaque da cena de jazz local.

Para Pinheiro, o convite foi inesperado, mas muito gratificante. “Fico muito honrado em participar. Na hora, fiquei superfeliz com o profissionalismo da produtora e o respeito com meu trabalho. Tocaremos três músicas do meu disco, sendo elas ‘Grove do Beira’, ‘Juruá’ e ‘Vestido Longo’, e, ainda, jazz contemporâneo, música brasileira e outras novidades”, contou.

Além das apresentações musicais, o evento promoverá atividades para as crianças, como oficina de desenho e colagem, oficina de malabares, pintura artística facial e escultura de balão. As atividades infantis também são gratuitas e serão realizadas das 15h às 19h, por ordem de chegada.

Ao longo do festival, também serão feitas ações de sustentabilidade, como a coleta e correta destinação de resíduos recicláveis e não-recicláveis.

Criação

Desde a sua criação, em 2015, o festival confirma o sucesso de público, atingindo a marca de 324 mil pessoas em 132 shows. O evento, que já acontecia em São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Recife, Curitiba e Belo Horizonte chega agora também a Manaus e Goiânia, totalizando oito cidades, nas cinco regiões brasileiras. Com isso, se consolida como o maior festival de Blues e Jazz do Brasil em abrangência e público total.

Em sua edição inaugural, o Festival BB Seguros de Blues e Jazz apresentou grandes nomes, como Stanley Jordan, Al Di Meola, Robert Cray, Steve Guyger, Jimmy Burns, Louis Walker, Wallace Roney Quintet, Hamilton de Holanda, Leo Gandelman, Steve Guyger, Toninho Horta, Renato Borghetti, Maria Gadú, entre outros, com ótima repercussão.

Programação

15h – Abertura do Festival e início das atividades para crianças
15h30 – Festival BB Seguros Jazz Band
16h – Miquéias Pinheiro e Grupo
17h05 – Tributo a Eric Clapton, com O Bando
18h10 – Blues Etílicos
19h30 – Pepeu Gomes (show instrumental)
20h40 – Hermeto Pascoal
22h00 – Lil Jimmy Reed


Thaís Waughan
Equipe Viva Manaus (com informações de assessoria)