Espetáculo "A Noite Iluminada", na programação do X Mova-se Festival de Dança - Foto: Divulgação

Espetáculos, oficinas, mostras e batalhas de dança integram o Mova-se Festival de Dança, que chega a sua 10ª edição esta semana, com apresentações em locais como Largo de São Sebastião, Casarão de Ideias e Teatro Amazonas. A programação iniciou na quinta-feira, 19/9, e segue até domingo, 22/9, com entrada gratuita. O evento, realizado pelo Casarão de Ideias, conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, a partir do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2018.

Nesta sexta-feira, 20/9, as atividades iniciam a partir das 16h, com uma programação dedicada ao público juvenil. O “MovaseZinho” apresenta o espetáculo “A noite iluminada” (ES), criado pelos produtores e também intérpretes da peça, o casal argentino Lucia Rezner e Esteban Bisio. Enquanto uma é dançarina, o outro é músico. Para criar o espetáculo, eles misturaram suas especialidades e vivências para desenvolver uma narrativa que divirta as crianças, mas ao mesmo tempo desenvolva seu olhar poético e pensamento crítico.

Logo após, às 17h, o entorno do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, recebe intervenções urbanas. A primeira montagem será “Jamais Fomos Modernos”, da Panorando Produções (AM). Já a abertura oficial da programação do X Mova-se Festival de Dança será às 20h, no Teatro Amazonas, com a apresentação do espetáculo “À Margem” (RJ), do coreógrafo e bailarino Tiago Oliveira.

“À Margem” conta com três artistas negros em cena, cada um advindo de uma estética artística diferente: o idealizador Tiago Oliveira é oriundo da dança contemporânea; Bruno Duarte, das danças urbanas; e Jhonatta Vicente, que atua como DJ em performances sonoras e visualidades. A montagem aborda a questão “Como esses corpos negros, independente do caminho que cada um passou, são recebidos onde chegam?”.

Fechando o dia, às 18h, no Largo São Sebastião, haverá a disputa pelo melhor estilo de dança urbana do “Mova-se na Rua”, com 16 duplas disputando o troféu e a premiação em dinheiro, e ainda uma vaga para representar o Amazonas em um festival de dança a ser definido pela coordenação do Mova-se. O segundo lugar ganhará a premiação no valor de R$ 1 mil e troféu.

Fim de semana

Já no sábado, 21/9, a programação conta com atividades como a oficina “Música e dança na ficção – Processo criativo de construção da peça ‘A noite iluminada'”, com a Cia. Junco (ES), no Casarão de Ideias, às 17h, além de intervenções e batalhas novamente no Largo de São Sebastião, a partir das 17h. Encerrando o dia, acontecem sessões do espetáculo “Enlugar” (AM), às 20h, no Largo, e “Frango” (DF), às 22h, no Casarão de Ideias.

Finalmente, no domingo, 22/9, o Mova-se encerra sua programação com três atividades ao longo do dia: às 15h, acontece a oficina “Qual a importância do Krump em uma oficina?”, com Camila Bill, no Casarão de Ideias. Em seguida, às 18h, as intervenções “Morte e vida (ainda) mais Severina” (SP) e “Arena” ocupam o Largo de São Sebastião. Já às 19h, é a vez do espetáculo “A última luz que vi” (AM) concluir oficialmente o circuito de apresentações do festival.

Mova-se

O X Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e apoio do Governo do Estado do Amazonas e Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A realização é do Casarão de Ideias e Cia de Ideias.

A programação completa do Mova-se Festival de Dança pode ser consultada no site do Casarão de Ideias. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (92) 3633-4008.

Serviço

O quê: X Mova-se Festival de Dança
Quando: de 19 a 22 de setembro
Onde: Casarão de Ideias – Rua Barroso, 279, Centro; Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião, Centro
Quanto: Gratuito


Thaís Waughan (com informações de assessoria)
Equipe Viva Manaus