Show dos bumbás de Manaus na primeira noite do Boi 2019 - Manaus 2019 - 23/10/2019 - Foto: Zeca Barcellos/Manauscult

O vermelho e o azul ganharam a companhia dos tons de verde para o encerramento da primeira noite do Boi Manaus 2019, em comemoração aos 350 anos da cidade. Corre Campo, Brilhante e Garanhão, os anfitriões da festa, fizeram uma grande celebração folclórica no palco do anfiteatro da Ponta Negra, apresentando ao público suas sinhazinhas, pajés, cunhãs e demais itens oficiais da disputa da cidade.

Com o apoio de uma banda base e ritmistas dos três bumbás, as associações folclóricas apresentaram seus itens e toadas acompanhados do público amante de Boi-bumbá.

“Esse é o meu quinto ano como sinhazinha do boi Corre Campo e é sempre uma honra estar prestigiando e representando a figura do Amazonas. O Corre Campo é o atual campeão do festival e o que vocês podem esperar dessa festa, em comemoração ao aniversário de Manaus, é uma representatividade do que a gente levou pra arena de um projeto, de um tema campeão que é só alegria”, contou a sinhazinha do Corre Campo, Vanessa Costa.

Já a porta-estandarte do Garanhão, Andreza Brasileiro, que estreou como item este ano, agradeceu a oportunidade de poder representar seu bumbá depois de quase dez anos. “Está sendo maravilhoso poder participar mais um ano dessa festa, contribuindo com o garanhão. Nesse ano estou como item, porque, na verdade, há muitos anos participava como brincante e, agora, finalmente estou podendo fazer parte como um dos itens. É muito gratificante, porque eu realmente amo essa agremiação. Danço no boi desde os meus 14 anos e agora já estou com 25 anos. Estou há um bom tempo na estrada”, disse.

Acompanhado pelos pais, o pajé mirim do boi Brilhante, Kauã Santana, de oito anos, chamou a atenção do público com sua performance especial e falou sobre a influência do boi na família, que o leva desde pequeno para as apresentações.

“Eu assisto os festivais desde pequeno e sempre quis dançar junto com o boi. Eu já fui tripa do boi, agora me tornei o pajé do brilhante. Gosto de dançar boi com a minha família, e gosto de estar no palco, com o público assistindo, me sinto feliz”, afirmou.

Boi Manaus 2019 - 1º dia - 23.10.2019

Rosianne Couto, Thaís Waughan e Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus