Projeto “Motim: circuito de intervenção na rua” - Foto: Divulgação

A artista pernambucana Flavia Pinheiro realiza a oficina gratuita “Imersos na ação” no próximo domingo, 3/11, às 16h, no Suanam Espaço Cultural, localizado na rua Ferreira Pena, 139, Centro. A atividade abre a programação do “Motim: circuito de intervenções na rua”, que trará intervenções de dança e oficinas em diversas áreas da cidade até dezembro.

O foco de “Imersos na ação” é impulsionar a percepção corporal, movimento e improvisação dos participantes. Serão ofertadas 15 vagas, e os interessados devem chegar com 30 minutos de antecedência ao local.

Flavia Pinheiro, a facilitadora da oficina, é mestre em História da Arte na Universidad Nacional de San Martín, em Buenos Aires, e professora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Seu foco de pesquisa e criação é a performance, videodança e intervenções urbanas.

A artista explica que a oficina trazida a Manaus é voltada para o público em geral, e não apenas para profissionais de dança ou teatro. “Qualquer pessoa pode participar, porque as práticas de improvisação, simbolicamente, auxiliam a lidar com a instabilidade não só em performances artísticas, mas na vida”, detalha.

Ela completa ainda que a ideia da oficina é partir de perguntas básicas: o que faz nossa mente quando o corpo está em movimento? Como ampliar os limites físicos e da imaginação ao expressar movimentos? Como criar e improvisar em tempo real? Essas são algumas das questões propostas aos participantes para apreender o conteúdo.

“Motim”

O projeto “Motim: circuito de intervenções na rua” começa com a oficina de Flavia Pinheiro, mas se estende ao longo de novembro e dezembro, contando com quatro intervenções de rua: “Contato Sonoro” (PE), “Encruzilhada” (SP), “Recolon” (AM) e “A rua dança” (AM); e quatro oficinas: “Imersos na ação”, “Estéticas periféricas na dança – Encruzilhadas”, “Consciência e expressão corporal” e “Corpo sujeito: protagonista, sensível e criativo”. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do evento, no Facebook e Instagram.

A equipe do circuito é composta por Ana Carolina Souza (direção artística), Keila Serruya (produção), Camila Soares e Mabrini Muniz (assistência de produção), e Rosana Brito e Felipe Fernandes (apoio de produção). O circuito foi contemplado pelo edital Conexões Culturais 2018, da Prefeitura de Manaus.

Serviço

O quê: oficina “Imersos na ação”, com Flavia Pinheiro (PE)
Quando: 03/11 (domingo), às 16h
Onde: Suanam Espaço Cultural – Rua Ferreira Pena, 139, Centro
Quanto: Gratuito

Com informações de assessoria