Livro “O Cinema de Trinh T. Minh-Ha”, de Gustavo Soranz - Foto: Jéssica Rebello/Manauscult

Neste sábado, 20/11, a partir das 17h, no Impact Hub, acontece o lançamento do livro “O Cinema de Trinh T. Minh-Ha”, do escritor e professor Gustavo Soranz. O livro, contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2017, da Prefeitura de Manaus, aborda a trajetória da cineasta e musicista vietnamita, radicada nos Estados Unidos, desde a década de 70, englobando a antropologia, cinema e as artes visuais.

O autor do livro destacou sua relação com as obras de Minh-Ha: “Eu conheci o trabalho dela por meio da Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, ocorrida entre 2006 a 2011, voltada a documentários. Esta pesquisa de obras de cinema experimental dela, à época, serviu como base para o meu doutorado, que durou quatro anos e meio de pesquisa”, contou.

Para Soranz, uma das maiores dificuldades na análise da filmografia perpassa pela categorização, já que Minh-Ha não adota estas divisões em seus filmes. Além disso, o professor destacou que a cineasta foca seus trabalhos na teoria antropológica, como enfoque no processo entre o filmado e quem filma a ação.

Na cerimônia de lançamento do livro no sábado, exemplares do livro serão vendidos por R$ 30.

Serviço

O quê: Lançamento do livro “O Cinema de Trinh T. Minh-Há”, com coquetel e sessão de autógrafos
Quando: 02/11 (sábado), a partir de 17h
Onde: Impact Hub – Av. Efigênio Salles, 1299, Aleixo
Quanto: Entrada gratuita – Livros a R$ 30

Tiago Souza
Equipe Viva Manaus