Fitzcarraldo - Foto: Reprodução

De 4 a 8/11, várias produções alemãs serão exibidas gratuitamente no Cineteatro Guarany, localizado na Av. Sete de Setembro, anexo do Centro Cultural Palácio Rio Negro, Centro, sempre às 19h. A programação integra a Mostra de Cinema Alemão 2019, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), em parceria com a Embaixada da Alemanha.

As projeções são feitas com áudio na língua original da produção e legendas em português. Serão exibidos os filmes “Solino”, de Andres Veiel; “Die Akte General” (“O Dossiê Secreto”), de Stephan Wagner; “Toni Erdmann”, de Maren Ade; “Ich und Kaminski” (“Eu e Kaminski”), de Wolfgang Becker; e o clássico “Fitzcarraldo”, de Werner Herzog, que teve uma cena gravada no Teatro Amazonas.

Confira a programação completa:

Segunda-feira (04/11) – 19h

“Solino” – Alemanha, 2002 – Drama, Comédia – 120m
Direção: Andres Veiel
Elenco: Moritz Bleibtreu, Barnaby Metschurat, Antonella Attili
Classificação: 14 anos
Sinopse: A pizza e o espaguete chegam à região alemã do Ruhr em 1964, com a família Amato da Apúlia. A primeira onda de migração para a Alemanha do milagre econômico traz os Amato para a cidade de Duisburg. Através de imagens pitorescas e nostálgicas, o filme narra um épico de família, abrangendo um período de 20 anos, e enfoca temas como a saudade da terra natal e o ingresso na vida adulta, o sucesso profissional e fracasso pessoal. Porém, no centro de tudo, desenrola-se o drama da rivalidade entre irmãos.

Terça-feira (05/11) – 19h

“Die Akte General” (“O Dossiê Secreto”) – Alemanha, 2016 – Drama – 92m
Direção: Stephan Wagner
Elenco: Andrea Vagn Jensen, Attila Borlan, Bernhard Schütz
Classificação: 14 anos
Sinopse: O drama político focaliza a personalidade política de Fritz Bauer, que, como promotor-geral de Hessen, participou da captura de Adolf Eichmann entre 1959 e 1962.

Quarta-feira (06/11) – 19h

“Toni Erdmann” – Alemanha, 2016 – Drama/Comédia Dramática – 2h42m
Direção: Maren Ade
Elenco: Sandra Hüller, Peter Simonischek, Ingrid Bisu
Classificação: 16 anos
Sinopse: Apesar de toda a agitação, Winfried Conradi, professor de música aposentado, sofre de solidão. Especialmente sua filha, que persegue uma carreira no exterior como consultora de negócios, lhe traz dificuldades. Quando o cachorro de Winfried morre, ele viaja para Bucareste para ver a filha Ines. Mas ela não está contente com o pai, que se mete em sua vida e em seu trabalho, usa roupas ridículas que a constrangem e, se necessário, até age como um impostor descarado. O mais emocionante nessa esquisita tragicomédia entre pai e filha é que o comportamento de ambos os lados é sempre perceptível.

Quinta-feira (07/11) – 19h

“Ich und Kaminski” (“Eu e Kaminski”) – Alemanha, 2015 – Drama – 2h04min
Direção: Wolfgang Becker
Elenco: Daniel Brühl, Jesper Chritesen, Amira Cesar
Classificação: 16 anos
Sinopse: Alemanha nos anos 90: o crítico de arte Sebastian Zöllner está em busca do seu grande sucesso. Ele quer escrever um livro biográfico revelando fatos desconhecidos sobre Manuel Kaminski, o outrora proeminente, agora quase esquecido, pintor, aluno de Matisse e amigo de Picasso, que se retirou para um chalé em Graubünden e deve estar cego há anos. Zöllner o rastreia, invade sua vida inescrupulosamente, rouba alguns de seus últimos quadros e o seduz para viajar à Bélgica. Lá deve estar vivendo Theresa, sua paixão da adolescência supostamente morta. No caminho, Zöllner começa a perceber que talvez o velho possa ser mais esperto que ele.

Sexta-feira (08/11) – 19h

“Fitzcarraldo” – Alemanha, 1982 – Drama/Aventura – 2h38m
Direção: Werner Herzog
Elenco: Klaus Kinski, Claudia Cardinale, José Lewgoy.
Classificação: 14 anos
Sinopse: O clássico de Werner Herzog se passa no Peru do início do século XX. Para realizar seu sonho de construir uma casa de ópera na selva peruana, Brian “Fitzcarraldo” Fitzgerald arrenda um pedaço de terra de difícil acesso rico em borracha, na esperança de explorá-la. Para chegar ao local, nas profundezas da Amazônia, ele precisa da ajuda dos nativos em um plano arrojado para levar seu barco a vapor de um rio a outro pela região.

Com informações de assessoria (via SEC/AM)