Oficina de pré-evento do Matapi - Mercado Audiovisual do Norte 2019 - Foto: Robert Coelho/Divulgação

Reunir diversos atores do audiovisual para discutir e fomentar a cadeia produtiva do setor no Amazonas e nos Estados que compõem a Região do CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste): este é o objetivo principal da 2ª edição do ‘Matapi – Mercado Audiovisual do Norte’, que acontece entre os dias 27 e 30 de novembro, em Manaus. O evento terá lançamento no Teatro Amazonas e programação no Centro Cultural Palácio da Justiça, ambos no Centro da capital amazonense. As inscrições para as rodadas de negócios e clínicas jurídicas já estão disponíveis no site oficial do evento; as inscrições para participar das atividades gerais do ‘Matapi’ serão abertas em breve.

Este ano, o Matapi contará com uma série de convidados de renome nacional, como Diego Medeiros e Thaís Sales (Sales e Medeiros Advogados), Paula Gomes (Olhar Distribuição), Jorane Castro (CONNE), Luciana Pilon (Mov-Uol), Vânia Lima (TêmDendê Produções), Carol Misorelli (Taturana Mobilização Social), Natalia Amarante (Canal Curta), Camila Lamha (Canal Brasil), André Araujo (NordesteLab) e Josi Campos (Videocamp).

Além deles, destaques internacionais prometem abrilhantar ainda mais a edição. Entre os nomes confirmados, estão os produtores Sandino Saraiva, da Malbicho Cine; Fernando García, do Festival de Guadalajara; e Rachel Daisy Ellis, da Desvia. Com base no México e Uruguai, Sandino é creditado em filmes como ‘El baño del Papa’, de Fernández & Charlone, ‘Un monstruo de mil cabezas’, de Rodrigo Plá, e ‘Boi Neon’, de Gabriel Mascaro, para citar alguns.

Enquanto isso, Rachel Daisy Ellis é uma produtora criativa com forte foco em coprodução internacional. Ela, que migrou para o Brasil em 2004 – atualmente, Rachel vive em Recife (PE) -, possui um currículo repleto de longas premiados, como ‘Divino Amor’, ‘Ventos de Agosto’, ‘Rojo’ e ‘Djon África’. Todos os filmes que produziu estrearam em festivais importantes, incluindo Veneza, Sundance e Toronto, conquistando mais de 100 prêmios.

De acordo com o organizador Carlos Barbosa, o 2º ‘Matapi’ será voltado ao empreendedorismo, à manutenção de empresas e à aproximação do público com coproduções nacionais e internacionais. “Serão promovidos, também, diversos encontros e palestras para discutirmos a atual situação do setor audiovisual no Brasil e no Amazonas, tentando encontrar possibilidades de conexões e ações para driblarmos os percalços”, adiantou Carlos Barbosa.

Rodada de negócios

No Matapi – Mercado Audiovisual do Norte, produtores e empreendedores do mercado audiovisual terão a oportunidade de apresentar seus projetos a um grupo de players (investidores) de todo o país, na Rodada de Negócios. As inscrições dos produtos são gratuitas e podem ser realizadas, até o dia 11 de novembro, por meio do site oficial do evento.

Os projetos selecionados, com horários de apresentação definidos pela organização do ‘Matapi’, serão divulgados no próximo dia 18, via e-mail. Durante esta etapa, os participantes terão no máximo 20 minutos para a exposição dos seus projetos a cada investidor. Neste ano, o evento está recebendo produtos de toda a Região do CONNE.

Segundo um dos organizadores do ‘Matapi’, Clemilson Farias, a Rodada de Negócios serve como forma de incentivo ao crescimento e fortalecimento das empresas e produtores audiovisuais. “Com a realização desta etapa, promoveremos o encontro entre produtores de conteúdo audiovisual e representantes de canais de TV, distribuidoras, co-produtoras e outros agentes do setor, com o objetivo claro de criar um ambiente propício para a realização de negócios”, afirmou Clemilson Farias.

O regulamento completo desta etapa do ‘Matapi – Mercado Audiovisual do Norte’ está disponível aqui.

Clínicas jurídicas

Ainda durante o evento, os participantes poderão sanar dúvidas a respeito dos seus projetos audiovisuais, nas Clínicas Jurídicas. Diego Medeiros e Thaís Sales, da Sales e Medeiros Advogados (PE), especializado em direito das artes, cinema e novas mídias, oferecerão consultoria individual de até 30 minutos para produtores.

As consultorias podem envolver questões relacionadas a direitos autorais, contratos, editais, normas da Ancine e FSA, coprodução nacional e internacional, regulação audiovisual e regularização jurídica, dentre outros pontos. Assim como as Rodadas de Negócios, as inscrições para as Clínicas Jurídicas já estão abertas no site do ‘Matapi’.

Realização

O ‘Matapi – Mercado Audiovisual do Norte’ é realizado pela Dabacuri Projetos e Produções, em parceria com a Leão do Norte Consultorias e Produções e o Ministério da Cidadania. O evento possui, também, o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional do Cinema (Ancine), além do apoio da Prefeitura de Manaus, Sebrae-AM, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Hotel Go Inn Manaus e Impact Hub Manaus.

Com informações de assessoria