Projeto "Notas sobre Ela", da Panorando Produções - Foto: Wollace Scantbelruy/Divulgação

Abordando a força da mulher na sociedade por meio da prática artística, o projeto “Notas Sobre Ela”, da Rede Panorando Produções Artísticas, contemplado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2018, da Prefeitura de Manaus, inicia a circulação do espetáculo de danças urbanas em dez Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), em diferentes zonas de Manaus.

Além das apresentações, cada Ceja receberá, ainda, uma oficina artística, que possibilitará aos estudantes, professores e colaborares, experiências na prática artística.

De acordo com o diretor da Rede Panorando Produções Artísticas, Fábio Moura, o espetáculo traz em suas apresentações, discussões sobre a presença feminina na sociedade como um todo, trabalhando aspectos como a desigualdade e violência.

“O projeto ‘Notas Sobre Ela’ traz em evidência questões voltadas à personalidade humana, tendo como base a imagem feminina presente na sociedade brasileira, no mundo moderno. Abordamos, ainda, assuntos como a violência doméstica sofrida por mulheres no Brasil, sejam elas físicas ou psíquicas. Entendemos que levar essas discussões para o público do Ceja permitirá uma troca de experiências, de questionamentos, aprendizados”, pontuou Fábio.

As apresentações iniciarão sempre às 18h. Ao final de cada encenação será realizado um bate-papo, que abrirá espaço para os espectadores tirarem dúvidas e possíveis indagações sobre a criação e produção do espetáculo, como também sobre estratégias e dificuldades sobre a categoria artística da capital amazonense.

Histórico

Criado em 2017, o espetáculo “Notas Sobre Ela” participou já no seu ano de estreia do 7º Festival Amazonas de Dança (FAD) e do Projeto Sesc Dança em Foco. No total, foram realizadas nove apresentações do trabalho ao longo daquele ano, sendo elas dentro de programações de projetos de terceiros e apresentações independentes, ocupando pautas de espaços como o Teatro Amazonas e o Teatro da Instalação.

Em 2018, o espetáculo foi convidado para participar da programação do evento Palco Hip Hop, realizado anualmente na cidade de Belo Horizonte (MG). O trabalho também integrou o projeto Amazonas em Movimento, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC), no qual foi apresentado na Escola de Tempo Integral Manoel Severiano.

Panorando

Fundada no final de 2016 com uma proposta de integração entre egressos de diferentes cursos de artes em Manaus, a rede se estabeleceu como produtora de eventos, com especialidade em montagem de espetáculos de dança e teatro. Entre os projetos do Panorando, destaca-se o “Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance”.

A rede já participou de alguns importantes eventos, como a Semana de Teatro da UniRio (RJ-2017), Projeto Sesc Dança em Foco (AM – 2017), 7º Festival Amazonas de Dança (AM-2017), Palco Hip Hop (MG-2018), 8º Festival Amazonas de Dança (AM-2018), 13º Festival de Teatro da Amazônia (AM-2018) e 13ª Mostra de Teatro do Amazonas (AM-2019). Em 2018, o Panorando recebeu uma Menção Honrosa da Federação de Teatro do Amazonas (Troféu Jurupari), pela realização do Festival 5 Minutos em Cena.

Programação

14/11 (quinta-feira) – 18h
Centro de Educação de Jovens e Adultos Profª Jacira Caboclo
Endereço: Av. André Araújo, 90, Adrianópolis

18/11 (segunda-feira) – 18h
Centro de Educação de Jovens e Adultos Olavo Bilac
Endereço: Alameda Cinco de Setembro, s/n, São Raimundo

19/11 (terça-feira) – 18h
Centro de Educação de Jovens e Adultos Balbina Mestrinho
Endereço: Av. Manicoré, 700, Cachoeirinha

21/11 (quinta-feira) – 18h
Centro de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire
Endereço: Av. Ayrão, 60, Centro

25/11 (segunda-feira) – 18h
Centro de Educação de Jovens e Adultos Agenor Ferreira
Endereço: Av. André Araújo, 99, Aleixo

Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus (com informações de assessoria)