RDS do Tupé - Foto: Leonardo Leão/Manauscult

Desde esta quarta-feira, 13/11, até a sexta, 15/11, Manaus sediará a Conferência Internacional de Turismo Sustentável na Amazônia, a Conates Amazônia 2019, evento de turismo e empreendedorismo sustentável que chega à sua 14ª edição no Brasil e 4ª na região amazônica brasileira. Promovida pela Marinho Comércio Exterior, a conferência conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Com acesso gratuito, as atividades serão realizadas no Palacete Provincial e no Colégio Amazonense Dom Pedro II, no Centro Histórico da cidade. Este ano, a conferência conta com a temática “Saúde, Esporte e Lazer: Etnias e Línguas Indígenas”, valorizando a participação comunitária e da cultura indígena, além de chamar a atenção para a importância da sustentabilidade do turismo receptivo na região Norte.

De acordo com a coordenadora da Conates Amazônia, a mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Olinda Marinho, a edição deste ano busca dar continuidade a um processo participativo de construção da sustentabilidade do turismo receptivo da região, que conta com a participação comunitária, conscientização e sensibilização estratégica.

“O evento busca fortalecer esse laço da participação comunitária, dando mais visibilidade à região, à cultura indígena e ao empresariado do trade turístico local. Desejamos fortalecer também as diretrizes da responsabilidade socioambiental do turismo na Amazônia, pois acreditamos que um evento como este, que promove discussões sobre o assunto, que abre espaço para diferentes opiniões relacionadas à sustentabilidade, como também para colaboradores que utilizam das ferramentas sustentáveis, possa fortalecer ainda mais esses processos de participação, de conhecimento e de conscientização”, ressaltou Olinda.

Atividades

As atividades da Conates Amazônia 2019 acontecerão das 9h às 18h, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, s/n, no Centro, e no Colégio Amazonense Dom Pedro II, situado na avenida Sete de Setembro, s/n, Centro.

A programação deste ano contará com a presença de cônsules de vários países, com palestras, debates, oficinas, rodada de negócios e workshop. Além disso, o evento ocupará o espaço da Praça Heliodoro Balbi para a exposição de comércio sustentável, com feira gastronômica e criativa e desfile com biojoias e artesanatos amazônicos.

A Conates Amazônia 2019 realizará, ainda, no dia 15/11, visita técnica no município de Novo Airão, localizado a 195 km em linha reta de Manaus.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local ou pelo site oficial do evento.

Conates

A Conferência Nacional e Internacional de Turismo Sustentável (Conates) teve sua primeira edição em 2008, se consolidando em edições posteriores como o principal evento de sustentabilidade e produtor de cidadania ecológica para melhoramentos na evolução da qualidade de vida humana associada à atividade turística do Brasil.

Serviço

O quê: Conferência Internacional de Turismo Sustentável na Amazônia – Conates Amazônia 2019
Quando: 13 a 15 de novembro
Onde: Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro
Colégio Amazonense Dom Pedro II – Av. Sete de Setembro, s/n, Centro
Quanto: Gratuito

Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus