Gravação do DVD “História e Geografia do Amazonas em Cantoria” - Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

A parceria entre a Prefeitura de Manaus com o cantor e compositor Nícolas Jr. resultou no DVD “História e Geografia do Amazonas em cantoria”, com 20 músicas. A gravação foi realizada na noite desta quarta-feira, 13/11, no Teatro Amazonas, no Centro. O objetivo é levar para os estudantes da rede municipal de ensino um material diferenciado sobre as duas disciplinas, por meio da Música Popular do Amazonas (MPA).

Para a subsecretária de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Araújo, o projeto vai agregar ao trabalho desenvolvido nas escolas municipais no ensino das disciplinas de história e geografia, melhorando a qualidade da educação, como orienta o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

“Este projeto foi idealizado há algum tempo e viemos trabalhando de forma conjunta. O Nicolas participou dos grupos e das discussões. A consolidação dessa parceria vai trazer para as nossas escolas uma gama de conhecimento, porque nós aprendemos muito através da música e esperamos ganhar em qualidade no ensino da História e Geografia do Amazonas”, disse.

Para a gravação, o cantor contou com um teatro lotado de professores da rede municipal e do público externo, que teve acesso a novas composições como “Cacicados”, “Zona Franca”, “Ajuricaba”, entre outras.

As músicas foram compostas a partir de textos-base produzidos por professores dos dois componentes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do grupo de Estudo e Pesquisa em História do Amazonas (Gepham) e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia do Amazonas (GEPGAM).

Parceria

Acostumado a trabalhar com a temática regional, o cantor Nicolas Jr. contou que falar sobre a História e Geografia do Amazonas era um sonho antigo dele e que essa parceria com a Prefeitura de Manaus foi essencial para que o projeto pudesse, enfim, ser realizado.

“Veio a parceria maravilhosa com a Semed, fui extremamente bem recebido e apresentei o projeto para os professores que de cara encamparam e eu gostaria de agradecer a todos que foram extremamente solícitos. A ideia é popularizar essa temática e para isso pegamos pontos extremamente importantes”, ressaltou.

Segundo a formadora da Semed, Graça Borges, que participa dos grupos de estudo, quando o cantor procurou a prefeitura para falar sobre o trabalho, contando um pouco da História do Amazonas, ele foi encaminhado para o Gepham e GEPGAM.

“Nos grupos amadurecemos essa ideia com ele e sugerimos que esse DVD fosse composto por músicas que contemplem os componentes de História e Geografia, que são conteúdos que são trabalhados na rede. Escolhemos dez temas principais da História e dez da Geografia e elaboramos textos de referência para que ele tivesse uma orientação do que significava aquele conteúdo”, comentou.

O projeto também foi premiado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e, quando o DVD for finalizado, estará disponível para as escolas da rede municipal para servir como conteúdo das duas disciplinas.

Com informações de assessoria