Lançamento do livro "Mercado Adolpho Lisboa - História e Arquitetura", de Otoni Mesquita, na programação da Primavera dos Museus - Foto: Leonardo Leão/Manauscult

Em uma pesquisa que evidenciou a história e arquitetura de um dos símbolos mais imponentes de Manaus, o professor, artista plástico e historiador Otoni Mesquita conseguiu reunir elementos que resultaram no livro “Mercado Adolpho Lisboa: História e Arquitetura”, que será lançado novamente nesta quinta-feira, 21/11, a partir das 19h, no Casarão de Ideias, Centro.

Na ocasião, haverá sessão de autógrafos e a entrada no espaço é gratuita. O livro conta com apoio da Prefeitura de Manaus e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Mesquita, que recentemente foi o curador de uma exposição a céu aberto em homenagem ao aniversário dos 350 anos de Manaus, aborda neste livro a perspectiva arquitetônica do mercado, bem como a representatividade do mercado para a economia de Manaus à época, com a diversificação de produtos em meio ao crescimento da cidade durante o período da Belle Époque.

Mercado Adolpho Lisboa

Localizado no Centro Histórico e com mais de 120 anos de história, o Mercado Adolpho Lisboa é um dos principais pontos turísticos e comerciais de Manaus. No local, há o comércio de frutas, verduras, pescados, além de itens de artesanato e cultura amazônica.

Recentemente reformado, o prédio do “Mercadão”, como carinhosamente é chamado pelos amazonenses, está localizado na Rua dos Barés, Centro, e possui horário de funcionamento de segunda a sábado, das 6h às 18h, e no domingo, das 6h às 13h.

Serviço

O quê: Lançamento do livro “Mercado Adolpho Lisboa: História e Arquitetura”, de Otoni Mesquita
Onde: Casarão de Ideias – Rua Barroso, 279, Centro
Quando: 21/11 (quinta-feira), às 19h
Quanto: Gratuito

Com informações de assessoria