Exposição "Manaus 350 anos", com curadoria de Otoni Mesquita, na Ponta Negra - Foto: Leonardo Leão/Manauscult

O público que ainda não conferiu a exposição “Manaus 350” tem até a próxima quinta-feira, 28/11, para prestigiar a mostra, que permanece instalada no calçadão do Complexo Turístico da Ponta Negra, próximo à feira de artesanato. Inaugurada no dia 22 de outubro, como parte das comemorações dos 350 anos de Manaus, a exposição da Prefeitura de Manaus conta com curadoria, pesquisa e intervenção artística do historiador e artista plástico Otoni Mesquita.

No local, o público pode conferir 75 imagens que evidenciam pontos turísticos e históricos, além de visões particulares do artista sobre Manaus durante os séculos 18, 19 e 20, proporcionando aos visitantes a possibilidade de rever lugares antes de suas transformações ao longo dos anos. Parte das imagens escolhidas são gravuras e fotografias; algumas descoloridas, em preto e branco, e outras colorizadas.

Entre os pontos retratados nas imagens, estão locais como o Porto de Manaus, ruas do centro histórico da cidade e momentos históricos como a cheia de 1953, entre outros. A mostra também conta com imagens do acervo da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). A área em volta da exposição, com o mirante com vista ao rio Negro, enaltece uma das principais inspirações de Otoni Mesquita em algumas de suas obras.

Thaís Waughan
Equipe Viva Manaus