Procissão de Nossa Senhora da Conceição - Foto: Divulgação

Dois eventos religiosos estão marcados para este fim de semana e contam com apoio da Prefeitura de Manaus. Na Praça XV de Novembro, popularmente conhecida como Praça da Matriz, Centro, ocorre o evento cultural e religioso em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, no domingo, 8/12. As celebrações iniciarão às 9h e seguirão até as 22h. A programação em honra a Nossa Senhora da Conceição iniciou no dia 29/11, com o novenário que prossegue até este sábado, 7.

No domingo, as celebrações terão início às 7h30, com missa presidida pelo bispo auxiliar dom José Albuquerque; às 10h, haverá outra missa celebrada pelo padre Orlando Barbosa. No fim do dia, terá início a procissão, às 16h30 e, na sequência, às 18h, a Missa Campal realizada pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

Também fazem parte da programação a Feira Solidária Catedral Cáritas, iniciada nesta sexta-feira, 6, e que seguirá até o domingo e a Ciclomoto Procissão, com saída prevista da Arena Amadeu Teixeira, às 8h de domingo.

Baláio da Oxum

Em outro ponto da cidade, na praia da Ponta Negra, zona Oeste, ocorrerá mais uma edição do Festival Cultural Baláio da Oxum, destinado às celebrações das religiões de matrizes africanas. O festival iniciará às 16h deste domingo, 8, e seguirá até as 23h, com entrada gratuita.

Uma das organizadoras, a Yalorixá Flor ty Navê explicou a temática deste ano e a programação. “É uma caminhada contra a intolerância religiosa a favor da vida sem ódio. Haverá uma caminhada e, em seguida, a entrega de oferendas biodegradáveis a orixá Oxum, que é a Senhora do Amor e das Águas”, informou.

Este ano, o evento conta com uma novidade com teor sustentável: as oferendas poderão ser realizadas com flores e barcos de madeira biodegradáveis. A Yalorixá afirma que a iniciativa visa à preservação do meio ambiente e o respeito com a natureza.

Ao fim, uma roda será formada com integrantes das religiões de matrizes africanas, afro-brasileiras e outros participantes.

Tiago Souza
Equipe Viva Manaus