Fuá - Foto: Márcio James/Semcom
Fuá - Foto: Márcio James/Semcom

Após uma pequena pausa, a Feira Urbana de Alternativas (Fuá) está de volta para a agenda da cidade de Manaus. Iniciada em 2016, a feira retoma suas atividades em casa nova, na Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), na Morada do Sol, Aleixo. O evento acontece neste domingo, 9/2, das 9h às 18h, com uma programação para toda a família.

O tema desta primeira edição do ano é “Festejo”, homenageando as festas tradicionais da região muito comuns entre as comunidades ribeirinhas, indígenas e nos bairros mais tradicionais do Norte.

“A ideia é que, ao longo do ano, a partir de cada tema, possamos montar um glossário da cultura do Norte, reunindo diversos temas e palavras que constroem nosso cotidiano da vida na cidade e no campo”, conta uma das idealizadoras e coordenadora da feira, Laélia Nogueira.

É nesse clima de festejo que a banda Eles&Eu levam ao evento o show Carnajazz, com muita música instrumental, passeando pelo carimbó, cumbia, axé, salsa, frevo, entre outros ritmos dançantes. Em seguida, a programação da tarde conta com a presença da Bateria Show da Reino Unido da Liberdade e, depois, a banda Gramophone fecha as atrações musicais com o bloco “Nós na folia”, junto com artistas como Mady e Seus Namorados e Naty dos Anjos.

A programação ao longo do dia também conta com exposições fotográficas, de cartoon e arte, apresentações de dança, como a dança circular, com Selma Lopes; dança do vente, com Adriana Amazonas; e capoeira com o Grupo Abadá-Capoeira; algumas intervenções com o grupo Bolhas da Amazônia; e oficinas como a Oficina de Cartoon, com o artista Romahs Mascarenhas; e Roda da Pintura, Saberes e Maternida na Tradição, com Thaís Kokama do Alto Solimões e Paty Mandí, doula de Maués, da ONG Mama Ekos.

O evento conta ainda com feira com expositores de criatividade, gastronomia, incluindo chopes artesanais, e plantas ornamentais. A programação completa está disponível no Instagram @fuamanaus e na página no Facebook.

Com informações de assessoria