Carnaval 2019, Banda do Jangadeiro, Foto David Batista
Banda do Jangadeiro no Carnaval de Manaus 2019 - Foto: David Batista/Manauscult

A energia da folia do Carnaval começa a contagiar Manaus neste fim de semana. Nove bandas e blocos sairão às ruas com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em diferentes zonas da cidade.

Este ano, a prefeitura apoiará 110 bandas e blocos de rua, no período de 8/2 a 15/3. As bandas e blocos receberão apoio de palco, som, iluminação, banheiro químico e equipamentos similares. Toda a programação será gratuita.

Centro

Neste sábado, 8/2, em sua 16ª edição, a tradicional Banda do Jangadeiro iniciará sua folia a partir das 15h, na Rua Marquês de Santa Cruz, Centro. O evento conta com bonecos gigantes que brincam e dançam ao som das tradicionais marchinhas, encantando o público. Na programação, as bandas Cachorro Café, Amigos do Som, Banda do Black e Demônio da Tasmânia comandam as marchinhas de Carnaval e muitos outros estilos musicais.

“O Carnaval é uma das manifestações culturais mais envolventes, ninguém resiste a uma boa marchinha que acompanha gerações e gerações, elas são capazes de contagiar até aqueles que nunca brincaram de Carnaval. É uma satisfação muito grande ocupar esse espaço histórico com alegria”, ressaltou um dos organizadores do evento, Mariolino Brito.

Ainda no Centro, a partir das 15h, na rua Ferreira Pena, entre a rua Álvaro Maia e a avenida Ayrão, acontece o Bloco do Pirão. Em sua 26ª edição, o festival cultural trará às ruas atrações como Maracatu Baque Mulher Manaus, Raízes Caboclas, Nunes Filho, Johnny Jack Mesclado, Casa de Caba, dentre outras. Nos intervalos, DJ M Portuga comanda a festa.

No domingo, 9/2, a folia acontecerá na rua Ferreira Pena, a partir das 16h, com a Banda do Théo. Na programação, estão grandes nomes de artistas locais, como Uendel Pinheiro, George Japa, Pororoca Atômica, Vanessa Auzier, além de DJ Layla Abreu, DJ Evandro Jr e XDX.

Centro-Oeste

A banda da Paz é quem dará a largada no grito de Carnaval na zona Centro-Oeste. O evento acontecerá na rua Amparo de Tororó, entre as ruas da Prosperidade e 7 de Abril, na segunda etapa do bairro Alvorada. Este ano, a Banda da Paz conta com uma iniciativa de inclusão social sobre a síndrome de Down, e, entre as atrações, DJ Dentinho, Banda Meu Xodó, Grupo Calçada, Banda Ritmos, com o melhor das marchinhas, além da Dança do Ventre, com a Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam).

Sul

No sábado, 8, a partir das 12h, na rua Inocêncio de Araújo, no bairro Educandos, acontece a Banda do Coronel, com o melhor do frevo e axé, além das tradicionais marchinhas de Carnaval.

Ainda no Educandos, a partir das 14h, acontece a Banda da Angélica, que ocupará o Centro Social e Cultural Zelândia Pinheiro, situado na rua Inocêncio de Araújo, s/n. Na programação musical, estão Guto Lima, Bateria Furiosa da Reino Unido, Grupo Poder a Mais e DJ Maycon, além de outras participações especiais.

No domingo, 9, a partir das 12h, entre as ruas Visconde de Porto Alegre e Japurá, na Praça 14 de Janeiro, a folia ficará por conta da Banda do Vitória do Morro Futebol Clube. O evento contará com a participação das bandas Juventude do Samba, Os Piratas na Folia e seus metais, Deusa Pires – A Rainha do Bolero e, ainda, a Escola de Samba da Vitória Régia.

Ainda no domingo, na avenida Maués, entre as ruas Tefé e Parintins, no bairro Cachoeirinha, acontece a Banda do Álcool, a partir das 15h.

Oeste

Encerrando a maratona de bandas e blocos deste fim de semana, acontece a Banda do Galhardo também neste domingo, 9, a partir das 16h, na rua Jardim Botânico com Padre Severo e Santa Helena, próximo à feira Jardim dos Bares, no bairro São Jorge. Na programação da festa, que tem como slogan “O Leão do São Jorge”, estão as bandas Frutos do Pecado, Dion Brasil, Forrozão Mil Grau, Frutos do Pagode e Banda Meu Xodó.

Jéssica Rebello
Equipe Viva Manaus