Bloco na Rua - Foto: Divulgação

A avenida Eduardo Ribeiro foi o local escolhido para receber, no dia 8 de março, mais uma edição do Bloco na Rua, evento itinerante de ocupação artística que viabiliza o acesso gratuito à arte e cultura em Manaus, com foco na criação de conexões e na difusão de produções musicais autorais no cenário independente. O início das atividades artísticas acontece às 10h; a programação audiovisual, feira de artes, discotecagem e programação do palco principal começam às 16h20, com término às 0h. O bloco é aberto a todo o público com acesso gratuito.

Ocupar as ruas com música, dança, performances e gastronomia vem sendo o propósito do bloco desde sua primeira edição. Ao longo de quatro anos, o evento já passou por diversos espaços do Centro Histórico de Manaus, como as ruas Barroso, Monsenhor Coutinho e José Clemente. Realizada no Dia da Mulher, a quinta edição do evento destaca a participação feminina nas diversas atividades que acontecerão durante o domingo.

“A ideia é ocupar a avenida Eduardo Ribeiro com muita música, gente linda, elegante e sincera. Neste ano, nós abrimos espaço para novos participantes na programação, priorizando as atividades artísticas e empreendedoras propostas e protagonizadas por mulheres do Amazonas”, conta a idealizadora e organizadora do evento, Anália Nogueira.

Além da programação musical, em 2020 o Bloco na Rua contará com performances, videomapping, brechó, tendas de artes, tendas gastronômicas e oficinas de formação que acontecerão simultaneamente durante todo o dia. Os artistas e empreendedores que tiverem interesse em participar do evento como atração ou expositor devem enviar um e-mail para [email protected].

Atração nacional e espaço “Abram os caminhos”

O duo Forró Red Light, de Brasília, é a atração nacional que integra a programação do Bloco na Rua 2020. Com a proposta de inovar um dos estilos mais consagrados do universo musical brasileiro, o forró, o projeto formado por Geninho Nacanoa e Ramiro Galas mistura diversas influências nacionais e internacionais ao som do bom e velho baião ou forró pé de serra, resultando no que a dupla chama de “arrasta-pé do futuro”.

Além do duo, passam pelos palcos do evento as bandas Casa de Caba e Gramophone, as cantoras Karen Francis e Elisa Maia, Lary Go & Estrela, o grupo Maracatu Pedra Encantada, Tati Corazon Latino, além das DJs Luana Aleixo, Hanna, Carol Amaral, Rafa Militão, Melka, Ariane Paes e P1ETR4.

A novidade para este ano no Bloco na Rua é o espaço “Abram os Caminhos”. Com o objetivo de criar espaços para novos artistas na cidade, a organização lança inscrições para artistas interessados em integrar o line-up do evento. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para [email protected].

“Esquenta Bloco na Rua”

Para dar o gostinho do que será esse grande encontro, serão realizados dois eventos que precedem o bloco. O primeiro acontece nesta sexta-feira, 21/2, às 21h, no Espaço Cultural Curupira Mãe do Mato, localizado na avenida Sete de Setembro, 1710, Centro, e o segundo na sexta-feira seguinte, 28/2, no Espaço Cultural Suanam, localizado na rua Ferreira Pena, 139, Centro.

O Bloco na Rua é uma realização do grupo Chá de Papoulas e é um projeto contemplado pelo edital de apoio a bandas e blocos de rua da Prefeitura de Manaus.

Serviço

O quê: Bloco na Rua
Quando: 8/3 (domingo), a partir das 10h
Onde: Avenida Eduardo Ribeiro – Centro
Quanto: Gratuito
Informações: Instagram oficial do evento

O quê: Esquenta Bloco na Rua
Quando: 21/2 (sexta-feira), às 21h
Onde: Espaço Cultural Curupira Mãe do Mato – Av. Sete de Setembro, 1710, Centro
Quanto: R$ 15

O quê: Esquenta Bloco na Rua
Quando: 28/2 (sexta-feira), às 21h
Onde: Suanam Espaço Cultural – Rua Ferreira Pena, 139, Centro
Quanto: R$ 15

Com informações de assessoria