Kurt Sutil - Foto: Weslen Simplício

Desde 2017 no cenário hip hop de Manaus, o rapper amazonense Kurt Sutil abre seu 2020 com o lançamento de um videoclipe cheio de referências a artistas locais, na sensível e ao mesmo tempo densa “510”.

A música “510” é um boombap feito pelo próprio artista, inspirado no também grupo amazonense de rap Qua$imorto, que é citado na faixa (“…foi o CD do Qua$imorto que me fez voltar à vida”). Kurt relata na música que havia desistido do rap e estava sem ânimo, quando o disco do grupo Qua$imorto (“Oitooito”) foi lançado e, inspirado pela faixa “Recifes amazônicos”, Sutil escreveu “510”.

O videoclipe de “510” foi roteirizado, dirigido e editado por Kurt, com fotografia por Weslen Simplício. No clipe, o artista inicia sua jornada no céu, numa atmosfera de paz, mas logo muda para um clima totalmente sombrio, representado nas cores e também na pintura em seu rosto, significando que ele estava quebrado, triste, até voltar para o céu, como num movimento contínuo. A obra também faz uma referência ao rapper Victor Xamã, que aparece no final, no que será outro videoclipe (“Ouro no sol”). A faixa será lançada ainda no mês de março por Victor, com participação de Kurt Sutil.

Kurt Sutil

Com apenas 19 anos, Kurt Sutil é um expoente do rap produzido na cidade. Em 2019, lançou dez músicas, e nove delas ganharam videoclipes em seu canal no YouTube. Apesar de jovem, o artista domina quase todos os processos de produção de seu trabalho musical, seja produzindo os beats de suas músicas ou roteirizando, dirigindo, filmando e editando seus videoclipes e de artistas parceiros.

Morador do bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus, o rapper também faz parte da ‘banca’ Aposse92, coletivo que reúne os rappers Kurt Sutil, Sartori, Greeg, Ligeirinho AM, DoCarmo e Custic, com quem desde 2017 vem fazendo shows e produzindo músicas e videoclipes. Em 2019, o artista se apresentou pela primeira vez no Teatro Amazonas, na abertura do Festival Até o Tucupi 2019, ao lado de outros jovens artistas negros amazonenses.

Os lançamentos do artista podem ser acompanhados também pelo Instagram e Facebook.

Com informações de assessoria