Instalação "Artigo III – Uma inspiração poética" - Foto: Divulgação/Casarão de Ideias

A instalação poética “Artigo III – Uma inspiração poética” será aberta ao público nesta quarta, 8/7, no Centro Cultural Casarão de Ideias, localizado na rua Barroso, 279, Centro. A obra é baseada no artigo de mesmo número do clássico poema “Os Estatutos do Homem”, do amazonense Thiago de Mello. A exposição será aberta ao público de quarta-feira a sábado, das 15h às 19h, sem cobrança de bilheteria, e segue até o dia 8/8.

Com mais de 50 anos, o poema mais conhecido de Thiago de Mello chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana. No Artigo III, ele decreta que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.

A instalação foi produzida pelo diretor do espaço, João Fernandes Neto, que explica que todo o projeto e execução é resultado do período de isolamento social para que, durante o período de reabertura das atividades, as pessoas possam se conectar com a arte de forma positiva.

“Pensei nessa instalação no período de quarentena com o objetivo de trazer leveza e energia positiva. Vivemos muito tensos nesse período. Precisamos nos reconectar com as artes e boas energias. Pensar pós pandemia é acreditar em dias melhores e com vida, e os girassóis são isso”, comentou o produtor, que utilizou em sua obra girassóis e meios tecnológicos do audiovisual para que o público que for ao espaço possa levar essas memórias associadas a “vibes” positivas.

O Casarão de Ideias está seguindo as normas dos órgãos estaduais de saúde e, por isso, a instalação receberá 10 pessoas por vez no máximo, para que possam respeitar o distanciamento social, além da medição de temperatura e disponibilização de máscaras de segurança e álcool em gel.

Serviço

O quê: Instalação “Artigo III – Uma inspiração poética”
Onde: Centro Cultural Casarão de Ideias – Rua Barroso, 279, Centro
Quando: De 08/07 a 08/08, de quarta-feira a sábado, das 15h às 19h
Quanto: Gratuito

Com informações de assessoria