Lúcia Helena Galvão e Steven Pressfield - Foto: Reprodução/Internet

“Minha alma não encontra escada para os Céus, a menos que seja pela beleza da Terra”. A frase do artista italiano Michelangelo é um convite à reflexão sobre o papel da arte como ferramenta de transformação do homem e da sociedade. Pensando nisso, a Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil promove mais uma edição da Semana da Arte, com atividades gratuitas de 3 a 9 de agosto.

A programação, que será transmitida sempre às 19h (horário de Brasília), pelo canal Nova Acrópole no Youtube, irá falar sobre a arte em suas diversas expressões: pintura, arquitetura, poesia, teatro e música; do mestre da pintura Sir Lawrence Alma-Tadema, passando pela arquitetura sagrada até o poeta místico Rumi, o teatro de Shakespeare e a música de Beethoven.

Em homenagem ao poeta persa Rumi, voluntários gravaram vídeos recitando poemas de sua autoria como forma de ajudar a divulgar sua obra. Em Manaus, a voluntária Elise Miranda gravou o poema “A mente é um oceano”, divulgada nas redes sociais da instituição.

A professora Lucia Helena Galvão fecha a programação com duas entrevistas imperdíveis. O escritor americano Steven Pressfield (autor de “Portões de Fogo” e “A Guerra da Arte”), especialista em ficção histórica, é o convidado do sábado, 8/8, às 19h. Eles conversam sobre “O Valor Metafísico da Arte e da Beleza” e mostram como a arte pode se converter em um poderoso instrumento de formação humana, tornando a busca pela beleza, um ponto de conexão entre o homem, a natureza e o sagrado.

No domingo, 9/8, às 18h, é a vez de Lucia Helena entrevistar o diretor presidente da Nova Acrópole no Brasil, Luis Carlos M. Fonseca. O bate-papo, que encerra a programação da Semana da Arte, terá como tema central “Filosofia, a Arte de Viver” e irá mostrar como a filosofia pode ir além da especulação intelectual e se tornar um caminho para a arte de viver, nos levando ao melhor de nós mesmos.

Lucia Helena Galvão é professora da Nova Acrópole do Brasil há mais de 30 anos, ministrando disciplinas como Ética e Moral, Sociopolítica, Filosofia da História, Introdução à Sabedoria Oriental, Psicologia, Simbologia Teológica, Arte, Estética e História Antiga.

Como escritora, já publicou três livros de poesias e um de crônicas inspiradas na temática filosófica. Possui cerca de 200 palestras disponíveis no canal da Nova Acrópole no Youtube, com mais de 15 milhões de visualizações.

Nova Acrópole

Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há mais de 60 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira aplicada, buscando fazer com que os ensinamentos e experiências que deram sustentação às grandes civilizações sirvam de base para reflexões e ações que possam contribuir na construção de uma sociedade melhor.

Programação – Semana da Arte 2020

3/8 (segunda), às 19h
“Sir Lawrence Alma-Tadema, um mestre da pintura”, com a artista e professora Juliana Limeira
A artista e professora de filosofia, Juliana Limeira, destaca os aspectos mais relevantes da vida e obra de Lawrence Alma-Tadema (1836-1912), um dos mais proeminentes pintores e desenhistas do neoclassicismo europeu. Famoso pelos seus trabalhos retratando a antiguidade clássica, especialmente o Império Romano e Grécia Antiga, é considerado atualmente como um dos maiores expoentes da pintura inglesa do século XIX.

4/8 (terça), às 19h
“Arquitetura como Imagem do Cosmo”, com o arquiteto e professor Eduardo Rosa
A Arquitetura sempre foi, em todas as civilizações, um meio para nos conectarmos a uma ordem mais ampla do Universo e ao que temos de mais profundo dentro de nós. Nesta palestra online o arquiteto e professor de Filosofia, Eduardo Rosa, mostra como dar um sentido mais profundo ao espaço que vivemos.

5/8 (quarta), às 19h
“Beleza e Mística na Poesia de Rumi”, com a professora Marluce Cláudia Leite
Uma das melhores formas para se transmitir as mensagens metafísicas é a linguagem poética. Jalāl ad-Dīn Muhammad Balkhī, mais conhecido como Rumi, é um dos grandes representantes da poesia mística universal. Nesta palestra online a professora de filosofia Marluce Cláudia Leite mostra porque seus textos ultrapassaram fronteiras e resistiram à prova do tempo para falar dos grandes mistérios da humanidade.

6/8 (quinta), às 19h
“William Shakespeare, o Teatro e a Vida”, com a professora Kelly Aguiar
William Shakespeare (1564-1616) revolucionou o teatro e a arte com uma linguagem capaz de expressar o que pensamos e sentimos em todas as suas nuances. Nesta palestra online, a Prof.ª Kelly Aguiar faz um resgate do teatro pedagógico através da obra de Shakespeare e revela alguns mitos por trás do clássico como Romeu e Julieta.

7/8 (sexta), às 19h
“Beethoven, Vida e Obra” – Homenagem ao 250º aniversário de nascimento de Beethoven, com o professor Leandro Aguiar
Em homenagem aos 250 anos do nascimento de Ludwig Van Beethoven, o formador de plateias e professor de filosofia, Leandro Aguiar, retrata a vida e a obra deste gênio da música e o significado de sua obra como legado para a humanidade.

8/8 (sábado), às 19h
“O Valor Metafísico da Arte e da Beleza” – Entrevista ao vivo da Prof.ª Lúcia Helena Galvão com o escritor Steven Pressfield
A Prof.ª Lúcia Helena Galvão entrevista o escritor Steven Pressfield (“Portões de Fogo”, “A Guerra da Arte”) para falar sobre como a arte pode se converter em um poderoso instrumento de formação humana, tornando a busca pelo beleza, um ponto de conexão entre o homem, a natureza e o sagrado.

9/8 (domingo), às 18h
“Filosofia, a Arte de Viver” – Entrevista da Prof.ª Lúcia Helena Galvão com o diretor presidente da Nova Acrópole Luis Carlos M. Fonseca
A Prof.ª Lúcia Helena Galvão entrevista o diretor presidente da Nova Acrópole no Brasil, Luis Carlos M. Fonseca. O bate-papo, que encerra a programação da Semana da Arte, irá mostrar como a filosofia pode ir além da especulação intelectual e se tornar um caminho para a arte de viver, nos levando ao melhor de nós mesmos.

Onde assistir?
Canal da Nova Acrópole no Youtube
Perfil do Facebook da Nova Acrópole Brasil
Perfil do Facebook da Lúcia Helena Galvão

Com informações de assessoria