Prefeitura de Manaus faz testagem rápida de Covid-19 em participantes da ‘Mostra Folclórica de Manaus’

A Prefeitura de Manaus está reforçando os cuidados com os participantes da “Mostra Folclórica de Manaus”, que está sendo realizada na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. Desde a última quinta-feira, 25/8, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza testagem rápida de Covid-19 antígeno em todos os integrantes dos 50 grupos folclóricos que estão se apresentando na live, organizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

 

O resultado negativo do teste e o cartão de vacinação são exigências para que os integrantes possam entrar na arena para se apresentar. O evento não tem a presença de público. A secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, disse que a ideia é garantir a proteção de todos.

 

“É um evento com um número significativo de participantes, afinal, são 50 agremiações. Em tempos de pandemia, precisamos redobrar os cuidados com a saúde dessas pessoas que estão aqui, fazendo um bonito espetáculo, valorizando a nossa cultura. O prefeito David Almeida incentiva essas iniciativas culturais, mas desde que em total segurança. E é isso que a Semsa está oferecendo com essa testagem”, destacou.

 

Em dois dias, nas últimas quarta e quinta-feira, foram testadas 1.039 pessoas. Só nesta sexta-feira, até as 22h, a previsão é chegar a um total de 2,2 mil testes.

 

A gerente de Apoio e Diagnóstico da Semsa, Ana Paula Neves, explicou que os participantes só podem entrar na arena se estiverem com a vacina e com a testagem negativa.

 

“Caso a nossa equipe encontre algum resultado positivo, é feito o encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima da residência da pessoa, para os cuidados e orientações, para que não haja agravamento da doença”, contou.

 

A atriz Rosa Malagueta, que é integrante do boi-bumbá Corre-Campo, também passou pela testagem. “É uma segurança para todos nós, até para as pessoas entenderem que é preciso tomar a vacina, porque é ela que vai salvar nossas vidas dessa doença. Achei maravilhosa essa iniciativa”, disse.

 

O evento, que não tem caráter competitivo, segue até o próximo domingo, 29/8, com 50 grupos folclóricos, sendo 36 da categoria Prata, 12 da categoria Bronze, e apresentação dos bois-bumbás Garanhão e Corre-Campo, e acontece a partir das 19h pelo Facebook e YouTube da @manauscult ou Facebook da TV Encontro das Águas, que também está transmitindo a programação pelo canal em sinal aberto.

 

 

— — —

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Fotos – Camila Batista / Semsa

 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmWuRcKp