Prefeitura finaliza turma do curso de ‘Elaboração de Projetos para Captação de Recursos’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), concluiu, nesta quinta-feira, 11/11, a terceira turma presencial do curso de “Elaboração de projetos para captação de recursos”, realizado por meio do “Programa Municipal de Formação Artístico-Cultural” (Promfac).

 

Os cursos, que proporcionam aos artistas e produtores conhecimentos tecnológicos e formação cultural integral, iniciaram em setembro e ocorrem a cada começo do mês com turmas de 16 participantes. Até o momento, 48 alunos já receberam o certificado do projeto de qualificação cultural.

 

Conforme o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o curso viabiliza o acesso de jovens e adultos a atividades de formação artística e cultural em diversas linguagens, além de possibilitar aos participantes compreenderem a importância de elaborar projetos para captação de recursos em editais artísticos-culturais.

 

“Por meio dessa parceria do Sebrae Amazonas com apenas três meses de funcionamento, a iniciativa já prestou 48 atendimentos à classe artística. Com esse curso, os participantes têm uma noção ampla sobre as diversas possibilidades para captação de recursos para seus projetos e a importância de desenvolvimento prévio de um portfólio artístico, pois quando eles não sabem elaborar os projetos, acabam ficando em desvantagem com os que sabem. Então o desejo é instrumentalizá-los para que eles possam captar e desenvolver isso”, explicou Oliveira.

 

A última turma está prevista para ter início em dezembro, de forma presencial e com duração de 16 horas, na sede do Sebrae-AM, no Centro, totalizando 64 artistas formados pelo curso.

 

Para a cantora e compositora Nelly Miranda, o curso é importante para tornar os artistas empreendedores culturais independentes.

 

“Gostaria de agradecer imensamente à Prefeitura de Manaus e a Manauscult por essa parceria brilhante com o Sebrae, esses cursos de capacitação são muito importantes para que nós artistas possamos realmente ter nossa independência para poder participar dos editais de uma forma mais qualificada, de dar uma ênfase aos nossos projetos, é muito importante essa qualificação e essa preocupação com a qualificação do artista, para que ele seja um empreendedor de verdade e saiba de fato apresentar os seus projetos com excelência”, comentou.

 

— — —

Texto – Keize Pedrosa / Manauscult

Fotos – Divulgação / Manauscult